quarta-feira, 6 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Ishikawa Goemon

Ishikawa Goemon (1558 - 1594) foi um lendário bandido japonês e aclamado herói que roubava ouro e objetos de valor e dava aos pobres. É notável por ter sido executado junto com seu filho publicamente em óleo fervente depois de ter falhado em assassinar o Shogun Hideyoshi Toyotomi (1536 – 1598). Sua lenda continua a viver, muitas vezes com exageradas habilidades ninja, algumas lendas sugerem que pode ter sido um dos lendários ninjas dissidentes de Iga (uma das duas principais escolas ninja do japão).

Há poucas informações sobre sua vida e de como ele tornou-se herói popular. Em sua primeira aparição nos anais da história, em 1642, na biografia sobre Hideyoshi Toyotomi, Goemon foi referido simplesmente como um ladrão. Como sua lenda tornou-se popular, várias outras façanhas foram atribuídas a ele, incluindo uma tentativa de assassinato ao Shogun Oda Nobunaga, do Clã Oda. 

Existem várias versões sobre a vida de Goemon. De acordo com uma delas, ele nasceu com o nome de Sanada Kuranoshin, no ano de 1558. Sua família estava a serviço do Clã de Samurais Myoshi, província de Iga. Em 1573 seu pai, Ishikawa Akashi, foi morto por homens do Shogun Ashikaga, em algumas versões sua mãe também é morta. Sanada jurou vingança e começou a treinar ninjutsu na Escola de Iga. Ele foi forçado a fugir quando seu professor descobriu um romance entre Sanada e sua esposa, na fuga Sanada roubou a espada de seu professor. Outra versão sugere que seu nome era Gorokizu, vindo da província de Kawachi e que não era um nukenin.  
Após a fuga da Escola de Iga, Sanada mudou de nome para Ishikawa Goemon e tornou-se líder de um grupo de ladrões. Grupo esse que roubava ouro e outros objetos de senhores feudais, comerciantes, clérigos e compartilhada com os camponeses oprimidos. De acordo com outra versão, após a tentativa frustada de assassinato do Shogun Nobunaga, Goemon foi forçado a tornar-se assaltante quando a Escola de Iga foi destruída.

Há também muitos relatos conflitantes sobre sua execução em óleo fervente, após a tentativa fracassada de assassinar Hideyoshi. Veja algumas delas:

"Goemon tentou assassinar Hideyoshi para vingar a morte de sua esposa Otaki e da captura de seu filho, Gobei. Ele entrou escondido no castelo de Fushimi. No quarto de Hideyoshi, Goemon esbarrou num sino, o barulho acordou os guardas e Goemon foi capturado. Ele foi sentenciado até morte em um caldeirão de ferro cheio de óleo fervente junto com seu filho. No momento da execução, Goemon dentro do caldeirão segurou seu filho acima de sua cabeça, protegendo- o da morte. Seu filho foi, então, perdoado."

"Goemon queria matar Hideyoshi porque ele era um déspota. Quando ele entrou no quarto de Hideyoshi, ele foi detectado pela fumaça de incenso místico. Ele foi executado em 24 de agosto, juntamente com sua família em um caldeirão de óleo fervente"   

"Goemon tentou primeiro salvar seu filho da morte, segurando acima da cabeça, de repente ele mergulhou seu filho no óleo para matá-lo o mais rápido possível. Em seguida, ele estava de pé, com o corpo do menino no alto de sua cabeça, em desafio aos seus inimigos, até que sucumbiu à dor e as lesões e afundou no caldeirão"

A data de sua morte também é incerta, pois alguns registros dizem que ocorreu no verão, enquanto outra versão é datada de 08 de outubro, no meio do outono. Antes de sua morte Goemon escreveu um poema de despedida, dizendo que "não importa o que, sempre haverá ladrões". Uma lápide em sua dedicação está localizada no Templo Daiunin em Kyoto. Goemonburo (Banho de Goemon) é como é chamado o típico banho japonês ralizado em uma enorme banheira de ferro.



Goemon em Naruto é uma técnica usada por Jiraya. Essa técnica utiliza óleo e os elementos Fogo (Katon) e Vento (Fuuton).

Nenhum comentário:

Postar um comentário