sábado, 13 de abril de 2013

Mitologia e Folclore - Abura-Akago

O Abura-Akago, literalmente "Óleo de Bebê", é um youkai na forma de uma criança, ele fica voando em torno de lâmpadas em busca de óleo. Segundo as lendas o Abura-Akago surge da reencarnação de um ladrão de óleo de lâmpadas Andon (típicas lâmpadas a óleo japonesas feitas de papel e madeira). Este ladrão noturno após sua morte é amaldiçoado por sua vida passada e renasce na forma de uma criança "lambedora de óleo". Veja a seguinte descrição sobre esta criatura:   

"Na cidade de Otsu, Província de Omi existe uma bola de fogo voadora. Os nativos na aldeia de Shiga dizem que há muito tempo havia um ladrão que roubava óleo a noite. Quando essa pessoa morreu tornou-se uma chama, agora eles devem acostumar-se com esse fogo errante. Se é assim, então o bebê que lambe óleo é o renascimento desta pessoa."   

A lenda Abura-Akago pode ter sido baseada em outra história (Rin Shokoku Dan), neste conto um comerciante de Ozu rouba óleo de uma estátua sagrada de um monge e é punido postumamente ao ser transformado em uma bola de fogo-fantasma errante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário