segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mitologia e Folclore - Ama-no-Jaku

Fonte: obakemono

Ama-no-Jaku ou Amanjaku, literalmente "Demônio Mau do Céu" ou "Espirito Celestial do Mal", é um youkai do folclore japonês semelhante ao Oni. Na realidade está criatura é descrita como uma espécie de Oni pequeno. O Ama-no-Jaku, por vezes, possui capacidade de provocar desejos sombrios e assim instigar pessoas a cometer atos perversos. Alguns descrevem o Ama-no-Jaku como o próprio espirito da contrariedade e perversidade. Outra habilidade destes seres sombrios são a capacidade de ler mentes humanas. Sua vida gira em torno de atormentar e frustar pessoas.    

Uma das aparições mais conhecidas desta criatura é conto sobre a Uriko-hime ("Princesa Melão"). Nesta história a princesa é devorada no dia de seu casamento por um Ama-no-Jaku, a criatura utiliza da pela esfolada da princesa para representa-la no casamento, até que o demônio é descoberto e espancado até a morte.

É dito que o Ama-no-Jaku seja derivado da divindade xintoísta Amanosagume. Divindade perversa que compartilha a natureza contrária e a capacidade de ver o coração de uma pessoa do Ama-no-Jaku, por vezes chamada de "Um Demônio Muito Pervertido".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário