terça-feira, 7 de maio de 2013

Guia Oficial de Personagens - O Livro Secreto do Confronto - Rin no Sho - Avaliação

Este últimos dias foram muito especiais para os fãs brasileiros de Naruto. O motivo é que a Planet Manga, setor da Panini Comics responsável pela publicações de mangás, lançou no mercado o primeiro databook da série Naruto, popularmente conhecido como Rin no Sho. O lançamento ocorreu dia 29 de abril, segunda-feira. 
  
Seguem abaixo algumas informações sobre a publicação:

O Guia Oficial de Personagens engloba os volumes 1 a 14 de Naruto! São 137 fichas de personagens e 87 de jutsus, com infográficos e curiosidades

- 280 páginas (contando capa é contra-capa).
- 8 páginas coloridas em papel couché.
- Capa especial com laminação fosca (papel cartão), orelhas e highgloss na frente e na lombada (quadrada). 
- As demais páginas mantém o padrão dos volumes de Naruto lançados pela editora (papel Pisa Brite).
- Formato 13,7 x 20.
- Preço de R$ 16,90.


Antes de adquirir minha cópia tinha grandes expectativas sobre o produto e sua qualidade. Embora o que mais me interessa-se no produto como fã de Naruto é no seu conteúdo e não em sua capa. Antes do lançamento do guia informações sobre o produto foram disponibilizadas, as mais importantes eram o seu preço (que se dito, é bem acessível), informações sobre a capa (que haveria orelhas e highloss) e de oito páginas coloridas em papel couché. Rin no Sho, classificado pela Panini como publicação especial, é o primeiro produto deste tipo lançado pela editora no país. E seu sucesso poderá influenciar na publicação de outros produtos semelhantes da série Naruto e de outras séries publicadas pela editora. 

Sobre o produto, a qualidade na tradução mantém o padrão dos volumes anteriores de Naruto (para ser sincero, não tenho como criticar ou avaliar uma coisa que eu não sei fazer, pois não sou fluente em japonês). Outro ponto, que pode incomodar os mais críticos, é que as onomatopeias também são traduzidas (mesmos as que estão fora dos balões) e os nomes são ordenados no modo ocidental, com o primeiro nome a frente do sobrenome. Bom, isso, são detalhes menores. Uma das principais críticas ao databook é sobre o papel utilizado no "miolo" do livro. De fato, é um papel de pouca qualidade, porém é dessa forma que, em um mercado limitado de comics, mangás e HQ's, que publicações deste porte mantem-se por um longo tempo e por um preço acessível. Minha avaliação final sobre o Guia de Personagens é das melhores possíveis. É louvável a iniciativa da Panini em trazer para o Brasil este encadernado especial de Naruto. 

Para encerrar o post no site da Panini o Guia de Naruto recebe a seguinte nomenclatura: O LIVRO SECRETO DO CONFRONTO NARUTO - ED.1 (GUIA OFICIAL DE PERSONAGENS). Se eu e vocês leram bem, Edição #1. Será que outras edições (fanbook e dadabook 2 e 3) estão na pauta da Panini? Bom é isso, se concordam ou não com as opiniões acima deixem seu recado abaixo.

7 comentários:

  1. bem que vcs poderiam fazer um guia/tutorial de como fazer a compra aqui no brasil pois muitosestão com problemas para compra pela net esperro que possam fazer valeu o site ta muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual problema é esse, os sites de on-line que eu conheço são da livraria saraiva e a loja on-line da panini comics.

      Excluir
    2. mas na panini o meio de pagamento e com um banco da suíça um tal de post finance não sei realmente como efetuar a compra

      Excluir
    3. sera q na saraiva esta a venda entao?

      Excluir
    4. já olhei la e o produto esta indisponível,mas fiz umas pesquisas e achei um bom vendedor no mercado livre acho que vou comprara por la

      Excluir
    5. Confiram este post
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=482739661798844&set=a.478731765532967.1073741832.339675519438593&type=1&theater

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber porque esse guia é tão atrasado. Enquanto lia, via coisas que eu já sabia sendo colocadas em interrogação, como, quem eliminou o clã Uchiha, o poder de Orochimaru, entre outros. Porque tão atrasado? E porque o outros volumes não estão a venda? Já estamos quase no final de Naruto, não tem graça ler coisas que já sabemos. Fico grata se me responderem.

    ResponderExcluir