quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Comic Market 84

Fonte: mangahelpers, animenewsnetwork e crunchyroll

Comic Market (Komikku Maketto), também conhecido por Comiket (Komiketto), é a maior feira do mundo de dojinshi (auto-publicações japonesas), realizada duas vezes por ano, durante os meses de agosto e dezembro, em Tóquio, Japão. NatsuComi e FuyuComi são nomes dos eventos de verão (agosto) e inverno (dezembro). O NatsuComi, com três dias de duração, é realizado no final de semana em torno do dia 15 de agosto. O FuyuComi, com dois ou três dias de duração, é normalmente realizada entre 28 e 31 de dezembro. O local para os eventos é o centro de convenções Tokyo Big Sight.


O primeiro Comiket foi realizado em 21 de dezembro de 1975 com apenas 32 círculos de participantes e cerca de 600 pessoas. A presença de público, desde então, aumento para mais de meio milhão de pessoas. Como os itens vendidos na Comiket são considerados muitos raros (dojinshi raramente são reimpressos), alguns produtos podem ser encontradas em lojas ou na internet com preços até 10 vezes maiores que os originais, em certo casos, mais de 100 vezes. Além da comercialização de dojinshi, a Comic Market também é um espaço para editoras de mangás e produtoras de animes e games. Além de eventos relacionados a cosplayers. 



Este ano a Comiket 84, durante os três dias de evento (10 a 12 de agosto), bateu o recorde de visitantes, com um total de 590 mil pessoas. Superando o recorde do verão de 2009 (Comiket 76), que teve 560 mil visitantes. No primeiro dia 210 mil pessoas participaram da convenção, no segundo dia 210 mil e no terceiro dia 170 mil. Vale lembrar que não há passe único para os visitantes, por isso uma pessoa que participa dos três dias será contada três vezes. Em dezembro, na convenção de inverno, 550 mil visitantes estabeleceram um novo recorde para o Comiket de Inverno.   



Durante a Comiket 84 foram montados mais 11.800 mil estandes, em três dias de evento. Confira como ficou os círculos de vendas de dojinshi, relacionados as publicações da Weekly Shonen Jump. Observem que a lista não reflete a quantidade de dojinshi vendidos, apenas o número de círculos. Cada círculo pode ter 5 ou 6 diferentes dojinshi para a mesma série. Confira algumas imagens do evento no link

Séries-------------------------------------------------Números de Círculos
Kuroko no Basket--------------------------------1344
Naruto-------------------------------------------------503
One Piece-------------------------------------------489
Haikyuu!!---------------------------------------------354
Gintama----------------------------------------------322
Assassination Classroom---------------------91
Toriko-------------------------------------------------87
Bleach------------------------------------------------86
Hunter x Hunter-----------------------------------74
Nisekoi-----------------------------------------------15
Beelzebub------------------------------------------12
Saiki no Kusuo PSI -----------------------------9
World Trigger---------------------------------------8,
Shokugeki no Soma-----------------------------4

Nenhum comentário:

Postar um comentário