sábado, 31 de agosto de 2013

Mitologia e Folclore - Mononoke, Tsukumogami, Youma e Yousei

Os Youkai são uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês que inclui o Oni (ogro), a Kitsune (raposa), Yuki-Onna (mulher da neve) entre diversos outros. Um youkai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos. O termo youkai é ambíguo e pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural. Deixaremos bem claro que nem todos os Youkais são maus. Geralmente os chamam de "demônios", mas está não passa de uma tradução mal feita que leva ao preconceito das pessoas com a cultura japonesa. Os Youkais maus são chamados, genericamente, de Youma. Há também os Youkais relacionados à natureza, geralmente na forma de mulheres, os Youseis. Um youkai que tem a habilidade de se transformar é chamado de Obake ou Bakemono. Por sua vez os Bakemono de espíritos de animais são chamados de Mononoke, e os que são criados a partir de objetos inanimados são os Tsukumogami. 


Mononoke - os Mononoke, segundo a lenda, surgem de espíritos de animais que adquiriram um certo grau de consciência e possuem a capacidade de mudar de forma, normalmente se transformando em belas mulheres, para pregar peças nos seres humanos, e ainda, a capacidade de evoluir, mudando sua própria forma, gerando uma nova cauda. Os Mononoke mais populares são a Kitsune, na forma de raposa; o Tanuki, na forma de guaxinim; e o Bakeneko, na forma de um gato. 

Tsukomogami - Os Tsukumogami são bakemono que só podem se transformar após muito tempo de existência do objeto, geralmente depois de uns 100 anos, ou seja, se você tem um objeto muito velho em sua casa, cuidado, ele pode criar vida e sair por aí te assombrando a qualquer momento! Mas, dependendo da espécie do Tsukumogami, o período pode ser menor. Os Tsukumogami mais comuns são o Ittan Momen, criatura na forma de um pano de algodão; Kasa-Obake, criatura na forma de um guara-chuva; e Bake-Zori, que assume a forma de uma sandália. 

Youma - são Youkais com uma classificação bem mais simples. Pela natureza destas criaturas os Youma são seres malignos, contatos de seres humanos com estes seres costumam ser fatais. U exemplar comum desta classe é Gashadokuro, esqueleto gigante. 

Yousei - são Youkais relacionados a elementos da natureza, como a neve, chuva e etc. Geralmente assumem a forma de mulheres como no caso na Yuki-Onna (Mulher da Neve) e a Ame-Onna (Mulher da Chuva). O termo Yousei pode ser traduzido como "espírito sedutor". As Yousei seriam equivalentes ao termo ocidental "Fadas". Uma antiga lenda na Prefeitura de Iwate descreve uma Yosei que podia trazer os mortos de volta a vida. Outra lenda fala do Mito do Monte Horai, está lenda de origem chinesa (em chinês recebe o nome de Monte Penglai), fala de um povo (Youseis) de proporções pequenas, que não possuem conhecimento do mal, por isso seus corações nunca envelhecem. Outras lendas semelhantes falam sobre os Koro-pok-guru, raça de criaturas pequenas do povo Ainu (ao norte do Japão) e o Kijimuna, raça de espíritos das árvores com o tamanho de uma criança de três a quatro e de cabelos ruivos, encontrados em Okinawa.

Um comentário:

  1. Agora pude intender um pouco essas classificações de espiritos,principalmente os de animais.VL

    ResponderExcluir