segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Kishimoto Fala Sobre Fim de Naruto

Fonte: asahi shimbun


A Asahi Shimbun realizou uma entrevista exclusiva com Masashi Kishimoto, poucas horas depois do autor concluir a série Naruto.

Pergunta: O que você está sentindo agora?

Kishimoto: Por ter completado o último capítulo a menos de 12 horas atrás, realmente não tenho sentimento algum (que "Naruto" acabou). Cumpri um prazo a cada semana por 15 anos, e sinto que não há prazo para a próxima semana. Pensei em muitas coisas para fazer depois do término (de Naruto), mas não sei por onde começar. Quero fazer algo diferente em mangá. Não se preocupe, vou continuar a criar mangás.

P: Quando você criou o final de "Naruto"?

K: Desde que a série foi serializada, determinei que o fim do mangá seria a batalha entre o protagonista Naruto e Sasuke, que tem siso seu rival desde o inicio da história. Mais tarde, enquanto desenhava a série, decidi os detalhes, pouco a pouco, se iriam lutar como inimigos ou amigos, os sentimentos e os diálogos. Cerca de dois anos atrás, percebi que a história se aproximava do final.

Quando a série começou, o editor responsável pelo meu trabalho disse: "Continue a série, por pelo menos cinco anos." A rotina de trabalho duro para uma revista mensal, ocasionalmente, me tornou agradável a ideia de encerrar a série. Não pensei que "Naruto" duraria 15 anos.

A história durou por um período tão longo, muito por causas de alguns personagens. Quando pretendia trazer respostas (a questões levantadas na história), os personagens não me permitiam fazê-la. Se os personagens agissem da maneira que desejasse, a realidade da história perderia sentido.

Pelo fato dos artistas de mangá trabalharem em escritórios, é difícil para nós, perceber o quão populares são as nossas séries. Não percebi até receber cartas de leitores do exterior, então percebi a popularidade (de "Naruto") fora do Japão.

Um "fan mail" continha uma fotografia de uma pequena criança fazendo uma pose vestida de Naruto. Tais anexos me fazem feliz.

P: Você está ciente sobre "One Piece"?

K: É impossível não estar ciente. (Tanto "Naruto" e "One Piece") são serializados na mesma revista, e "One Piece" sempre esteve correndo a frente. Tenho trabalho duro em escrever "Naruto" graças a "One Piece".

P: Você chegará ao 40 anos de idade no dia 8. Como se sente com isso?

K: Continuo uma criança em termos de mentalidade. Nada mudou desde meus 25 anos de idade, quando a série começou. Trabalhei em minha mesa criando material de alta qualidade, um mangá interessante, e 15 anos depois percebo que consegui.

P: O que você diria a seu antigo eu?

K: Contaria ao meu eu de 23-24 anos atrás, que desenhou Naruto e outros personagens num papel cópia, na varanda da casa de minha família: "Cuide-se. Você irá escrever uma série de mangá por 15 anos utilizando estes personagens."

Este artigo é baseado na entrevista de Atsushi Ohara.

Este é o primeiro artigo de uma série especial (Naruto Final) da AJW (Asia & Japan Watch) sobre a série de Masashi Kishimoto, Naruto. O website oficial contém, além da entrevista, um infográfico com os volumes lançadas ao longo dos anos. O número de vendas por região, com as capas do primeiro volume para vários países, inclusive o Brasil.

O site traz uma série de imagens do escritório de criação de Masashi Kishimoto. O espaçoso quarto tem lugar para seis assistentes. Imagens de seu gato de estimação também podem ser vistas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário