terça-feira, 26 de maio de 2015

Shikamaru Hiden - Capítulo 1: Konoha (Parte Seis - Tradução)

A novela "Naruto - Shikamaru Hiden: Yami no Shijima ni Ukabu Kumo" lançada em 04 de março, traz um aventura inédita com Nara Shikamaru, dois anos após a Quarta Guerra Mundial Shinobi. A novela é escrita por Takashi Yano, e possui 224 páginas.


Os capítulos da novela serão traduzidos para o português a medida que a versão em inglês seja liberada. Confira a sexta parte do capítulo um (o livro original não faz separação dos capítulos em partes, ela será feita nesta tradução para tornar a leitura menos massante). Para ver outras partes do livro acesse aqui.

------------------------------------------------------------------------------
Capítulo 1 - Konoha (Parte Seis)

Trecho Seletivo
Um grupo de garotos em torno dos 10 anos atravessa a rua, rindo com uma alegria aparentemente interminável. Em uma distância atrás deles, um homem mal-encarado com seus trinta anos corre para algum lugar.

As crianças provavelmente iam para a Academia, enquanto que o homem deveria estar indo para o trabalho.

No lado da rua, havia uma loja que vendia acompanhamentos (refeições que seguem o prato principal) no início da manhã, a frente da loja estava cheia de donas de casa fofocando com gestos animados.

Foi o cenário habitual de uma manhã corriqueira.

Nesta manhã calma, Shikamaru estava caminhando ao longo da rua principal, que começa a partir dos grandes portões de entrada de Konoha e segue direto a Residência do Hokage. A rua termina atrás da residência, no Monumento Hokage, onde todas as últimas gerações de Hokage foram esculpidas na montanha.

O destino de Shikamaru era o último. Ele tinha alguns negócios lá.

Normalmente, quando um shinobi recebe missões fora da vila, eles deixam Konoha através dos portões principais. Não havia qualquer regulamento especial, que dissesse que fosse assim, mas havia uma tradição nisso.

A ANBU era a única exceção. Eles tratavam de muitas missões secretas, por isso, a fim de manter suas partidas desconhecidas para os demais cidadãos de Konoha, tinha sido estipulado que eles sairiam pelas portas dos fundos, encontratadas atrás da montanha do Monumento Hokage.  

Essa porta dos fundos era o destino de Shikamaru. A missão desta vez estava sendo mantida em segredo de todos da aldeia. Os únicos que sabiam eram Kakashi, um punhado de shinobi seniores, e, é claro, o próprio Shikamaru, bem como, seus companheiros Rou e Soku.

Ele tinha com Kakashi um plano para acobertar sua ausência na vila. Se alguém perguntasse onde ele estava, seria dito que Shikamaru tinha negócios com a União fora dos limites da vila. 

O cenário ideal era esgueirar-se para fora da vila sem que ninguém percebesse sua partida, e voltar antes que alguém se incomode com sua ausência.

"Hm?" Shikamaru rapidamente fez o trajeto até os portões de trás; ele notou um homem de cabelo louro em seu campo de visão.

O loiro o notou também.

"Yoo, se não é o Shikamaru! Quê você está fazendo?"

Você não acreditaria que os dois tinham a mesma idade, por conta do sorriso infantil que iluminou as feições do homem que correu para o seu amigo. Suas bochechas tinham três linhas paralelas em cada lado do rosto, seus olhos azuis estavam livres de qualquer dúvida ou hesitação.

"Isso era eu que deveria perguntar. O que você está fazendo aqui tão cedo, Naruto?"

Uzumaki Naruto.

Ele era o herói que havia mostrado o caminho para acabar com a última grande guerra, o filho do Quarto Hokage. A nove caudas havia sido selada nele assim que nasceu, e ele cresceu enfrentando o preconceito dos que os cercavam, e ainda assim ele jamais vacilou em sua meta de se tornar Hokage, e continuou trilhando seu caminho. Esse era o tipo de homem que Naruto era.

Nesse momento, ele era forte candidato para ser o próximo Hokage, depois de Kakashi.

"Eu não consegui dormir na noite passada." Disse Naruto: "Quando acordei esta manhã, fui rapidamente comer alguns ramen no Ichiraku, e agora estou voltando para casa."

"Você foi pro restaurante tão cedo, assim?"

"Ultimamente, eles têm aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana." Naruto parecia incrivelmente feliz com o fato.

"Não é isso, você está comendo ramen essa hora da manhã..."

"Não há tempo ruim para comer ramen, seja de manhã, meio-dia ou de noite!"

"Ei, isso não é algo para se gabar."

"Metade do meu corpo é feito de ramen." Disse sério Naruto, estufando o peito com orgulho.

Shikamaru deixou escapar um suspiro.

"Você agora é conhecido como o herói que pôs fim à guerra. Tente cuidar do seu corpo às vezes."

"Heróis são heróis, e ramen é ramen!"

"...Esse raciocínio não faz sentido."

"Hahaha." Naruto riu, timidamente esfregando seu dedo na ponta do nariz.

Aquele seu comportamento não mudou nem um pouco desde a Academia. Naruto sempre viveu sua vida com uma perspectiva muito pura, simples e direta. Foi essa perspectiva que mudou os que o cercam, até mudou Shikamaru.

Naruto, que era visto como uma pedra no sapato da vila, tinha mantido seu coração puro e, lentamente, fez com que mais amigos ficassem ao seu lado.

No final, Naruto tinha conseguido salvar seu amigo Uchiha Sasuke que tinha caído para as profundezas da escuridão, cheio de ressentimentos para com o mundo todo.

Salvá-lo não era uma tarefa fácil.

Não...

Pelo contrário, era algo que ninguém além de Naruto poderia ter feito.

O sonho de Naruto que estava perto de seu peito desde que ele era uma criança era um só: se tornar Hokage.

Ele não tinha parentes para dar-lhe palavras de incentivo, e a única maneira dele chamar atenção de outras pessoas era por meio de repetidas brincadeiras, mas ainda assim ele continuou insistindo que um dia se tornaria Hokage.

No começo, ninguém acreditava que ele poderia alcança-lo. Mas agora, não há nenhuma única pessoa da vila que pense que Naruto não será o próximo Hokage.

Naruto foi como o sol.

Ele tinha uma chama brilhando dentro dele com inúmeros lampejos, constantemente acesa. Foi por causa de quão intenso ele brilhou, que ele era como o sol. Todo mundo testemunhou a paixão abrir seus corações para ele, tornando-se seu companheiro.

Até agora, e até o fim dos tempos, Shikamaru sentia como Naruto iria continuar se movendo para frente sem nunca vacilar.

E esse foi o caminho que deve ser. Algum dia, Naruto seria Hokage, ganharia ainda mais confiança da vila, e depois continuaria brilhando, ainda mais, muito mais.

Por uma questão de brilho, algo como o sol nada sabe sobre a escuridão do mundo.

Até agora, Naruto travou uma guerra contra inúmeras pessoas cujos corações tinham balançado em direção a escuridão, mas ele nunca fraquejou para esse lado.

'Não importa a quão longe alguém imerge na escuridão, uma parte de seu coração mantem-se na luz.'

Naruto lutou porque ele realmente acreditava nisso. Shikamaru tinha o visto mudar os corações de seus inimigos com seus ideais muitas e muitas vezes.

Não importa o quanto a escuridão o rodeava, Naruto nunca perdeu sua luz.

É por isso que Naruto não conhecia o verdadeiro significado de 'escuridão'.

Sempre haveria trevas no coração dos seres humanos. Pensar que você poderia salvar a todos era um ideal impossível.

Não importa o quão desesperadamente você estenda a mão para salvar as pessoas e levá-los para a luz, sempre haverá aqueles poucos que escorregam entre os dedos, continuando no caminho das trevas. Era à maneira do mundo.

Mas Naruto não pensa assim. Não importa o quão desesperada a situação, ele nunca iria desistir de salvar a todos, não importasse o destino de cada um.

Esse era o tipo de homem que era Naruto.

E Shikamaru não queria que ele mudasse.

Naruto era alguém que tinha que permanecer puro e simples, um sol que brilha.

Quanto mais a luz brilha, mais cresce a escuridão das sombras.

Mas, enquanto houver alguém que assuma o fardo dessas sombras, estará tudo bem.

Shikamaru pensou que era seu dever ser esse 'alguém'.

Não seria natural que um usuário do jutsu da sombra assumisse esse encargo de trevas?

Naruto iria se tornar Hokage, e Shikamaru iria apoiá-lo como seu braço direito. Esse era o sonho de Shikamaru: ficar ao lado de Naruto e resolver quaisquer sombras que possam interferir com sua luz. 

No momento em que o pensamento passou pela cabeça de Shikamaru, de repente ele compreendeu a si mesmo.

Por que ele tinha sido tão relutante sobre aceitar ir para o País do Silêncio?

Tinha sido por causa de Naruto, claro.

Se o País do Silêncio continuasse acumulando poder, Naruto eventualmente iria tentar acabar com o sofrimento. O País do Silêncio seria um enorme obstáculo para ele.

É por isso que Shikamaru estava indo para lá e cortar o mal pela raiz.

Depois de tudo, ele tinha decidido suportar todas as sombras que tentam interferir com a luz de Naruto. Isso inclui lidar com futuros obstáculos.

"Então, o que você está fazendo?" Perguntou Naruto, interrompendo o devaneio de Shikamaru.

"Estou dando uma caminhada."

"No início da manhã."

"Naruto." Shikamaru brincou. "Dar um passeio é tão estranho quanto comer ramen a esta hora."

"Bem, isso é verdade."

Os dois riram.

"Você tem o dia de folga?" Perguntou Shikamaru.

"De jeito nenhum. Porque certo alguém continua me dando missões dor de cabeça, eu não tive um dia de folga em meio ano, acredita. Eu estou indo em outra missão ao meio-dia."

Esse 'certo alguém' era Shikamaru, claro.

"Elas são missões que eu estou escolhendo para o seu bem, pare de reclamar."

"Mas eu ainda quero fazer uma pequena pausa."

"Os olhos estão sobre você, que é candidato a ser o próximo Hokage. É tão importante assim um tempo para pausas. Seja mais autoconsciente, Naruto."

"Eu entendo isso... Mas apenas um-"

"Sem mais." Disse Shikamaru, como se repreendesse uma criança. "Todo mundo na vila aprova você. E exatamente por aprová-lo que você precisa assumir ainda mais missões, para que as pessoas possam falar 'Ahh, o que faríamos se Naruto não estivesse aqui.' Já se passaram dois anos desde de que a guerra terminou, você não pode ser ingenuo, a aprovação de todos será constantemente garantida com ações a partir deste momento."

"Tudo bem, tudo bem..." Naruto amuou um pouco antes de dar uma espreguiçada. "Minha barriga está cheia, acho que vou para casa e dar um cochilo."

Shikamaru estreitou os olhos contra ele. "Não durma demais."

"Eu não vou." Naruto riu ao ver uma séria expressão naquele rosto, e começou a andar para trás.

"Ei, Naruto." Shikamaru o chamou por cima do ombro.

"O que?" Naruto se virou.

"Você é o homem que ira se tornar Hokage. Não se esqueça disso."

"Eu não volto atrás com a minha palavra." Prometeu Naruto. "Esse é o meu jeito ninja."

"Nunca voltar atrás em sua palavra." Shikamaru parou. "Esse é o meu jeito ninja também."

"Sim." Naruto levantou a mão direita em concordância, em seguida, virou-se para seguir seu caminho.

Depois de assisti-lo indo embora por algum tempo, Shikamaru virou-se para seguir o seu próprio caminho também.

"Eu definitivamente vou fazer você Hokage."

Shikamaru tinha decidido há muito tempo que ele não voltaria atrás com essas palavras.

---------------------------------------------------

"Eu fiz vocês esperarem, hein."

Shikamaru estava dirigindo as palavras na direção de Rou e Soku.

A missão envolvia infiltrar no país, bem como, assassinar o alvo. Não era lago que podia ser feito completamente às escondidas. Por isso os dois não estavam usando suas máscaras.

"Temos vários objetivos na missão." Disse Shikamaru. "Examinar a situação do País do Silêncio. Buscar por Sai e pelos 10 ANBU que perdemos contato. Mas a maior prioridade será assassinar o homem chamado Gengo."

A dupla silenciosamente assentiu.

Kakashi não veio vê-los partir. Os três shinobi eram as únicas pessoas próximas dos portões dos fundos, que estavam fechados. Escondidos dentro de um grupo de árvores na base de montanha. Apesar de ser uma manhã brilhante, os portões parecia molhados e sombrios.

"Ah, bem, uma vez que realizaremos um assassinato, devemos nos certificar de que não haja observadores..." As narinas de Rou queimaram quando ele enfatizou 'observadores'.

Shikamaru olhou para ele, perplexo com o que poderia significar.

"Sua piada não foi nem um pouco animada, sabe."

O homem parecia confuso, uma gota de suor envergonhada pendurada em sua testa.

"Ele estava tentando fazer uma piada, sabe." Soku explicou para Shikamaru com um 'Eu sinto muito por isso' olhando em seu rosto. "Você estava explicando para nós sobre os meandros da missão, ele fez piada sobre o assassinato não ser observado por ninguém, uma vez que é segredo, mas ele será observado por nós... Basicamente, esse velho tenta fazer piadas ruins como essa de vez em quando, seria bom ficar atento a elas, sabe."

Shikamaru guardou para si o desejo de fazer uma réplica espirituosa, limpou a garganta, tentando recuperar a atmosfera séria.

"Quando passarmos dos portões, começaremos a correr, certo?"

"Nós estamos cientes, sabe." Soku alegremente respondeu.

Rou, que tinha o rosto um pouco vermelho de vergonha, também deu um aceno com a cabeça.

"Tudo bem, vamos embora."

Com isso, os três finalmente atravessaram os portões dos fundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário