segunda-feira, 21 de maio de 2018

Konoha Hiden - Capítulo Seis (Tradução)

A novela "Naruto - Konoha Hiden: Shūgenbiyori" (Naruto - Konoha Hiden: O Dia Perfeito para um Casamento), autoria de Shō Hinata, foi lançada em 01 de Maio de 2015 no Japão. O livro contém 240 páginas.


Os capítulos da novela serão traduzidos para o português a medida do possível. A tradução para o inglês foi realizada por cacatuasulphureacitrinocristata. Você pode ler o sexto capítulo abaixo. Para ver outras partes do livro acesse aqui.

------------------------------------------------------------------------------
Capítulo Seis: O Professor Lendário

Estou feliz por ter escolhido esse trabalho.

Até que você seja capaz de ter esse pensamento orgulhoso irrompendo através de seu peito, sua vida não era feliz. Isso porque um trabalho era algo que você escolhia para seu próprio bem, bem como, para o bem dos outros.

Ou, pelo menos, essa era a maneira que Umino Iruka pensava.

E agora, Iruka estava muito feliz. Seu peito estava explodindo de orgulho quando ele pensava sobre isso.

O gatilho para esta súbita explosão de alegria era o seguinte: ele olhou para as três sílabas no topo da lista Coberturas Populares do Ichiraku Ramen: Na-ru-to.

Olhar para ela fez Iruka pensar sobre o futuro casamento de Naruto e Hinata, e antes que ele percebesse, foi dominado pela emoção.

Não porque ele, com a sua velhice, era levado às lágrimas com facilidade. Era porque a emoção que Iruka sentia era algo muito próximo ao amor e carinho de pais.

E algo fez ele ficar ainda mais emocionado.

No outro dia dia, Iruka havia estado na sala dos professores da Academia, como de costume, trabalhando em alguns documentos. Naruto tinha vindo vê-lo com um olhar respeitoso em seu rosto. Ele disse que tinha algo a perguntar para Iruka, algo sobre o casamento.

Iruka já tinha comunicado ao Naruto que ele iria ao casamento, por isso, ele não tinha a menor ideia do que ele queria perguntar.

Iruka perguntou o que ele queria falar, e Naruto desabafou de supetão:

Eu gostaria que você viesse ao casamento como meu pai.

No segundo que Iruka ouviu isso, um enorme sorriso espalhou pelo seu rosto. Ele respondeu imediatamente: Deixe comigo!

Iruka até brincou ao ver Naruto saindo: 'Você entrou com um olhar tão sério em seu rosto, pensei que você ia me pedir para comer ramen de novo.'

No minuto que a figura de Naruto desapareceu de sua vista, Iruka explodiu em lágrimas.

Em todos os seus anos como professor, nada tinha feito ele se sentir tão feliz.

O caminho que eu escolhi não estava errado, Iruka pensou, enquanto chorava, as lágrimas transbordando, aparentemente sem fim.

E agora, até quando ele via a palavra 'naruto' escrito no Ichiraku Ramen, Iruka sentiu seus olhos arderem novamente. Ele até chegou a pedir outra cobertura de naruto.

Era porque Naruto era um muito amado, um aluno especial para Iruka.

Claro, Iruka não era o tipo de professor que dava tratamento especial para um aluno. Ele nunca teve favoritos. Mas, dito isso, Naruto não era apenas seu aluno mais querido. Mesmo entre todas as pessoas que Iruka conhecia, Naruto era especial para ele.

Embora não tenha sido sempre assim.

Quando Iruka tinha se tornado professor da classe de Naruto, ele teve outros sentimentos.

Sempre que Iruka olhava para o rosto de Naruto, os rostos de seus pais mortos vinham a sua mente também.

Iruka era um excelente shinobi. Seus pais tinham sido excelentes também, e isso era o porquê deles, quando Iruka ainda era jovem, terem saído para o campo de batalha e nunca mais voltaram.

Quando a aldeia estava sendo atacada pela Raposa Demoníaca, os pais de Iruka tinham ido para a linha de frente para proteger Iruka, e todas as outras pessoas, do ataque. Eles lutaram sem descanso até seus últimos suspiros.

A partir deste momento, Iruka vivera o resto de sua adolescência sem ninguém para elogiá-lo, sem ninguém para reconhecê-lo. Toda vez que ele voltava para sua casa, com mais ninguém lá dentro, ele pensava em seus pais.

Os anos se passaram, e Iruka tornou-se um professor. E quem iria aparecer na frente dele como um aluno, se não Naruto?

Iruka sabia que a Raposa Demoníaca, o Nove Caudas, foi selado dentro de Naruto. E ele também estava ciente de que Naruto não tinha feito nada de errado, e que não era culpado por nada.

Mesmo que ele entendesse isso... mesmo que muitos anos tivessem passado e ele devesse ter aceitado isso... a cabeça compreendia, mas seu coração estava em descompasso.

Seu pai tinha sido um homem quieto e severo. Sua mãe tinha sido uma mulher serena, confiável e voltada para a família. Eram  jounin e muitas pessoas confiavam neles profundamente.

Sempre que Iruka saía com seus amigos, ele não parava de falar sobre seus pais com um profundo orgulho. Ele queria crescer rapidamente e se tornar um bom shinobi também, para que ele pudesse reconhecê-lo.

Mas em um piscar de olhos, a Raposa Demoníaca apareceu na aldeia, com um uivo de gelar o sangue, que soava como se pudesse perfurar até o próprio céu.

Sua mãe havia se ferido tentando protegê-lo. Seu pai tinha cada centímetro do seu corpo coberto de sangue, mas ele ainda estava se esforçando para continuar na luta.

Os pais dele, desgastados e cansados, começaram a desbotar e se afastar... e em seguida, Iruka acordaria com um sobressalto, de volta ao escuro de seu quarto.

Era um pesadelo que ele revivia de vez em quando, desde quando era jovem.

Depois que Naruto virou seu pupilo, Iruka passou a reviver aquele pesadelo todas as noites.

Os pesadelos o esgotaram emocionalmente, e Iruka começou a evitar Naruto inconscientemente.

Naruto fazia muitas travessuras, por conta disso, seus colegas não gostavam dele.

Mas seus colegas deveriam ser seus companheiros.

Mas Iruka não conseguia fazer nada. Tudo o que podia fazer era observar.

Sua confiança como professor desmoronou.

Ele era completamente inútil.

Até que um dia, Iruka percebeu algo:

Naruto é igual a mim.

A dor de viver dia a dia sem ninguém para te elogiar, sem ninguém para te reconhecer– eu conheço essa dor melhor do que ninguém, por que eu não percebi isso até agora?

Após perceber isso, Iruka deixou de evitar Naruto. Logo, seus pesadelos desapareceram também.

Mas e se...? E se eu não tivesse percebido isso?

Mesmo agora, esse pensamento incomodava Iruka. Se ele não tivesse percebido isso, ele (Iruka) poderia ter se tornado alguém que pensasse apenas em si mesmo, que acreditasse que ele era a única pessoa que importava. Ele poderia ter se tornado o pior dos piores, um idiota degenerado que não entenderia a dor de ninguém, só a sua própria dor.

Iruka acreditava que era graças a Naruto que ele escapou desse destino.

Encontrar Naruto foi algo que mudou sua vida.

Não seria um exagero dizer que Naruto foi o motivo de Iruka ter decidido trabalhar como professor para o resto da vida. Isso é o quão importante a existência de Naruto era para Iruka.

Naquele momento–

Agora, ele estava pensando nos velhos tempos. A cara de um certo homem apareceu brevemente na mente de Iruka.

O nome do homem: Mizuki. Ele era um homem que possuía altas notas, e foi abençoado com um talento para ninjutsu.

Mizuki era alguém que Iruka conhecia desde a infância. Eles tinham estudado para o exame de professores, trabalharam como professores, e ajudaram um ao outro. Mizuki era sempre sorridente e tinha fala mansa, ao contrário de Iruka, e sua tendência a incomodar, por isso ele tinha sido um professor popular entre os estudantes.

Mas, Mizuki tinha um outro lado, diferente do rosto sorridente que ele mostrava para seus alunos.

Ele tinha um profundo ciúme dentro de si, um homem que não conseguia acreditar em si mesmo.

Ninguém consegue captar o seu eu verdadeiro. O eu verdadeiro é muito mais surpreendente. Eu não sou tudo o que pareço ser. Eu não sou um simples ser humano que aceita ser empurrado para um lugar como este. Todos na aldeia estão me subestimando.

Mizuki só falava essas coisas perto de Iruka.

Em poucas palavras, Mizuki estava incomodado porque ninguém estava reconhecendo ele.

Por isso Mizuki se transformou em alguém cruel, que perseguia resultados não se importando com as consequências. Quando as coisas não iam bem, ele culpava os outros. Ele amargou ciume e ressentimento, e não cortou os sentimentos ruins que estavam o levando para o mal caminho.

No final, Mizuki tomou o caminho errado como um shinobi.

Mizuki, Pensou Iruka, quando se trata de ser professor, não há resultados imediatos.

Quaisquer resultados dos seus ensinamentos serão vistos em cinco ou dez anos– não, para alguns casos, eles podem precisar de ainda mais tempo. Depende de como as crianças são ensinadas e criadas, e que tipo de adultos eles serão. O resultado do ensino pode ser visto quando os nossos alunos tiverem crescido.

Mas, se você não pudesse ver nem isso, é claro que você não entenderia.

Agora, Naruto era tão famoso que não havia uma única pessoa da aldeia que não soubesse seu nome. Todo mundo o reconheceu.

Naruto, que havia sido intimidado e zombado desde que era uma criança, e que viveu seus dias isolado de todos os outros. Naruto.

Será que Mizuki teria sido capaz de prever esse futuro para Naruto? Não, ele não teria.

Alguém que não havia passado seus anos como professor nunca seria capaz de ver o que Iruka estava vendo agora, o futuro de um estudante que se desenrolava diante de seus olhos. Este sentimento, essas emoções, ninguém mais poderia compreendê-los.

Eu queria que você sentisse essa emoção também... Mizuki.

-----------------------------------------------------------

No momento em que Iruka deixou o Ichiraku, já estava escuro lá fora. Apressou-se em seu caminho para casa, sentindo o vento da noite tocava suas costas.

O presente de casamento que ele comprou para Naruto e Hinata estava dentro do bolso da frente do seu colete. Era bom sentir o peso de algo tão importante contra seu peito.

Ele pensou que ele era um homem feliz. Não era apenas Naruto que sentia carinho para com Iruka depois de se formar, muitos de seus outros alunos também. Não havia sentimento mais feliz no mundo do que esse.

Naruto em especial via Iruka com frequência, perguntando se eles poderiam comer ramen juntos. Mas, no futuro, Hinata faria as refeições para ele, na casa deles, se Naruto saísse para comer com alguma frequência, provavelmente, ela iria ficar brava com ele.

Pensando nisso, Iruka não pôde deixar de rir. Seu bom humor o seguiu na viagem para casa.

Iruka entrou na sua casa escura com ninguém dentro, e acendeu as luzes.

Havia uma escova de dentes no copo ao lado de sua pia. Ele pensou que teria que substituí-la em breve.

Uma xícara de chá pela metade jazia esquecida, em sua mesa de centro.

Iruka percebeu que tinha esquecido de trazer sua roupa para dentro, de onde ele pendurou para secar, e foi pegá-las de volta. Sua roupa íntima, em particular, estava fria depois de ficar pendurada e exposta ao ar da noite.

Houve um 'splash', uma gota de água caía da torneira da pia na cozinha.

Era uma noite tranquila.

Iruka deixou escapar um suspiro, olhando para o teto.

Talvez seja a hora de começar a procurar uma parceira de vida também...

Por alguma razão, esse pensamento em sua mente bateu forte.

Iruka fechou o punho, e murmurou para si mesmo:

"Tudo bem, não vamos perder para Naruto...!"

-----------------------------------------------------------

Foi uma declaração tranquila.

Quanto ao resultado desse assunto, vamos deixar que Iruka descubra.

Um comentário: