domingo, 20 de setembro de 2015

Sakura Hiden - Capítulo Um: Seção Um (Tradução)

A novela "Naruto - Sakura Hiden: Shiren, Haru Kaze ni Nosete" (Naruto - Sakura Hiden: Pensamentos de Amor e Saudade, Passeando na Brisa da Primavera), autoria de Tomohito Ōsaki, foi lançada em 03 de abril de 2015 no Japão. O livro contém 224 páginas.


Os capítulos da novela serão traduzidos para o português a medida que a versão em inglês seja liberada. Confira a primeira seção do capítulo um abaixo. Para ver outras partes do livro acesse aqui.

A tradução foi realizada pela equipe Sasusaku Brasil, e revisado pela NarutoProject/Naruto News.

------------------------------------------------------------------------------
Capítulo Um: Seção Um

Páginas 1 e 2

São páginas de título.

Páginas 3 e 4

Uma ninja médica estava explicando os documentos em suas mãos. Ela era cerca de dois anos mais jovem que Sakura.

"―No meu modo de ver os dados do documento divulgado, o número de crianças (internadas com a queixa principal de) doenças psicossomáticas certamente estão diminuindo."

"Desde a inauguração (da clínica) um ano e meio atrás, (os dados) mostram que essa eficácia não para de aumentar."

(Após Sakura afirmar isso), a médica que estava encarregada de explicar (o documento) continuou: "Sim. É satisfatório." Ela assentiu. Suas pequenas bochechas e rosto estavam vermelhos de tensão e nervosismo.

"Como os sintomas são prolongados, melhorias não serão observadas através de assistência com conversas. Quanto a esses casos, estaremos colaborando com os outros departamentos dentro do hospital. Nós teremos certeza sobre a prescrição médica e isso será incluso no apoio (de sua recuperação)."

"Isso não será um problema, certo?"

Ao lado de Sakura, Ino falou.

Sakura assentiu. "Tem razão." (E então ela continuou):

"A coordenação com os outros departamentos, deve proceder (com nossas solicitações) o mais cuidadosamente possível. Uma vez que (o bem-estar do paciente) não vai ser melhorado apenas com algumas conversações, em vez do tratamento médico, (devemos) em primeiro lugar ouvir cuidadosamente a história de cada criança. Porque esse é o propósito de estabelecer a 'Clínica Infantil de Assistência Médica Mental' aqui."

Isso é o que (Sakura) acrescentou (para a discussão).

Páginas 5 e 6

Em seguida, eles continuaram a discutir e explicar (o conteúdo) dos documentos. A reunião terminou quando eles confirmaram juntos os seus planos para o futuro.

Sakura e Ino saíram da sala de conferência, localizada no interior do Hospital de Konoha.

"Aquela jovem não estava um pouco tensa e nervosa?" Disse Ino enquanto elas estavam andando pelo corredor.

"(Você quer dizer) aquela jovem que estava explicando (os dados para nós)? Ela ainda não está acostumada com esse tipo de situação, certo?"

"Mas, talvez seja... Eu me pergunto se é porque ela estava diante de Sakura-senpai. Ela aspira (ser alguém como você)."

"O que você quer dizer?"

Sakura perguntou a Ino, que, em seguida, respondeu com um sorriso maroto.

"Você não sabe? Você é super popular de acordo com sua kouhai¹.―Mesmo você sendo uma ninja médica, você é poderosa durante o combate. Além disso, você também é capaz de trabalhar com tanta diligência. Ademais, você é uma pessoa bonita. (Devido a estas razões), provavelmente você vai crescer ainda mais em popularidade."

'Se você quiser compartilhar sua boa sorte.' Estava implícito no sorriso de Ino.

"Pare com isso!"

Sakura retrucou com um sorriso irônico.

Depois de conversar brevemente no 'modo amigo', Ino mudou de assunto voltando para o trabalho.

"Mas eu senti que as coisas estavam finalmente indo de acordo com o plano para a Clínica Infantil de Assistência Médica Mental, né?"

"Ah, está certa." Sakura assentiu.

Nota¹ - Kouhai, refere-se aos seus pares que estão abaixo de você em termos de hierarquia (pode ser em idade, posição dentro de Konoha, ou classificação shinobi). Sakura já é Jounin no filme The Last -Naruto the Movie-, que acontece alguns meses antes desta novela.

Páginas 7 e 8

Dentro do Hospital de Konoha, Sakura tinha criado um lugar onde ela estava especialmente encarregada da saúde mental das crianças. Sakura propôs (a ideia) para o alto escalão (do hospital). Aproximadamente dois anos atrás, a Quarta Guerra Mundial Shinobi tinha acabado. Quando meio ano tinha decorrido (uma vez que a guerra terminou, ela apresentou sua sugestão).

Foi uma grande guerra― Shinobi de todo o mundo se reuniram em uma aliança para impedir a ressurreição de Otsutsuki Kaguya.

Ela era uma inimiga excessivamente poderosa. Muitas vezes, (eles pensaram que) eles seriam mergulhados nas profundezas do desespero. Mas apesar disso, com Naruto no núcleo das Forças da Aliança Shinobi, eles não poderiam se submeter e se render (aos inimigos). Eles lutaram até o amargo fim. As aspirações de Kaguya foram esmagadas.

Todo mundo ficou encantado com a chegada da paz. O mundo foi salvo.

Em pouco tempo, a reconstrução começou (como consequência) a uma batalha em larga escala. Eles estavam fazendo progresso na reparação da terra danificada e na infraestrutura.

Como ninja médica, Sakura também tratou de um grande número de shinobi feridos.

Havia muitas pessoas que sofreram grandes feridas. Muitas pessoas passaram por seu tratamento médico. No entanto, todas as expressões faciais (de seus pacientes) estavam calmas e tranquilas. Desde que a guerra tinha acabado, foi provavelmente por causa de sua sensação de segurança.

Sakura incidentalmente pensou.

―Eu me pergunto o que está acontecendo com as crianças...?

Ela pensou sobre isso enquanto estava casualmente no hospital. Sakura notou Kurenai, que estava abraçando sua criança.

Como as crianças não estavam diretamente envolvidas no combate, provavelmente elas não estavam fisicamente feridas. 

No entanto, o que acontece com suas condições mentais?

Páginas 9 e 10

Uma vez (que as crianças) não sabiam quando a guerra acabaria, seus novos e ternos corações estavam provavelmente imensamente estressados (com a situação). (As crianças provavelmente viram) países em estado de colapso, ou sabiam sobre a morte de alguém próximo a elas. Possivelmente, elas foram sobrecarregas com as feridas em suas mentes e corações.

Sakura tentou examinar os dados dos pacientes que visitaram o hospital. Depois da grande guerra, parecia haver muitas crianças que vieram (com uma queixa principal) de má saúde física devido a causas desconhecidas.

Sakura pensou que não podia ignorar (esse fato).

'As crianças são tesouros da vila.'― O Terceiro Hokage, Hiruzen, tinha muitas vezes falado essas palavras. Mesmo os mais velhos shinobi eram conhecedores comunalmente (desta frase). E assim, uma vez que era uma concepção comum, eles tinham gravado essas palavras dentro de seus peitos.

Por que eles não poderiam criar uma infraestrutura para o cuidado mental das crianças, e uma unidade especial dentro do hospital (especialmente para essa causa)? Em primeiro lugar, Sakura tentou consultar sua shishou¹, Tsunade.

"Eu acho isso ótimo." Disse sua shishou. "Com sua liderança, tente prosseguir (com seu departamento), Sakura."

Com um toque nas costas de sua mestra, Sakura iniciou os preparativos.

(Sakura precisava) garantir o pessoal necessário e treiná-los. Através da coordenação com o Hospital de Konoha, ela precisava criar a fundação (de sua unidade). E então, como ela (pediria para eles) concordarem com o orçamento?

Havia muitas coisas a se fazer. Era simplesmente impossível para Sakura fazer tudo sozinho. Sua amiga, Yamanaka Ino, se voluntariou para ajudá-la.

"Além disso, não é um lugar inesperadamente crítico para estar? Porque é um fardo (carregar) tudo sozinho. Se você explodisse (ou estourasse de estresse), eu sentiria pena de você."

Nota¹ - Shishou significa mestre/professor.

Páginas 11 e 12

Com a colaboração de Ino, a fase preparatória durou seis meses. Então, eles foram capazes de alcançar (uma etapa onde eles poderiam) apresentar 'A Clínica Infantil de Assistência Médica Mental'.

Elas começaram a ver os resultados instantaneamente. (A eficácia da clínica) estava em constante aumento.

"Foi tudo graças à ajuda que você me deu, Ino. Obrigada."

"Se (você for me dar um) bônus especial, me compre alguma coisa!"

(Em resposta) ao gracejo de Ino, Sakura começou a rir.

Quando elas deixaram o hospital, Ino (fez um convite a Sakura): "Que tal tomarmos um chá?"

No entanto, Sakura cruzou as mãos. Ela respondeu com um: "Eu sinto muito."

"Por hoje, há documentos que eu quero compilar com antecedência. (Pretendo fazer isso) depois (de nos separarmos). Até depois."

"Eu entendo."

Mas da forma como Ino disse, parecia haver um tom de preocupação no seu semblante. Aqueles olhos (pareciam indicar outra mensagem): "Na verdade- não se sobrecarregue muito, tudo bem?"

Sakura fingiu não notar (a expressão de Ino). Ela agitou suas mãos com um 'Tchau'.

Ela começou a andar sozinha pela movimentada rua. 

Mesmo que fosse o começo da tarde, as ruas estavam apinhadas (e lotadas de pessoas).

A neve que tinha se acumulado na vila, havia sido completamente derretida. A estação já era primavera. Até as pessoas que estavam andando na rua foram libertadas dos seus pesados casacos.

"Huh? Sakura-chan."

De repente, ela ouviu uma voz vinda de trás. Era uma voz que ela conhecia muito bem.

Páginas 13 e 14

"Naruto! Hinata!"

Virando-se, Sakura viu a figura dos dois. Ambos estavam vestindo roupas civis e andando em sua direção.

"O quê? (Você dois estão) em um encontro?" Sakura perguntou.

"Sim. Devido ao acaso, nós dois estamos de folga."

"(Como você está), Sakura-chan?" Disse Hinata. 

"Eu estava no hospital em uma reunião de negócios com Ino."

"Eu ouvi sobre a discussão 'dattebayo. Ah-, o normal-, o que era mesmo-, A infantil... err-, alguma clínica?"

"A Clínica Infantil de Assistência Médica Mental." Depois de corrigi-lo, Sakura perguntou: "O que você dois vão fazer agora? (Sair para uma) refeição?"

"Sim, (nós vamos) ao Ichiraku." Assentiu Hinata.

"Hey." Naruto começou a sussurrar no ouvido de Sakura.

(Eu pedi ao Sai emprestado [An-An¹]. Naquela (revista), está escrito que um homem deveria pagar as despesas de um encontro. Mas os custos (das refeições em restaurantes) estavam muito caras!)

Enquanto Sakura ria um pouco de Naruto, que estava ficando um pouco pálido. Ela sussurrou de volta: (Está tudo bem! Não se cobre muito).

"O que vocês dois estão falando?" Hinata inclinou a cabeça para o lado.

(Naruto respondeu de volta) com uma risada: "Ah-, Ya-, Não é nada, nada (mesmo)."

Nota¹ - refere-se a revista de Sai, que Naruto lê no omake "After The Last", publicado no "Retsu no Sho", livro guia para o filme "The Last". O nome da revista é  [安安] (An-An). O kanji sozinho significa 'barato'.

Páginas 15 e 16

Naruto esfregou seu estômago, "Estou ansioso para desfrutar o ramen~"

Como o gesto de Naruto foi divertido, Hinata caiu na gargalhada. À vista de duas pessoas apaixonadas, a boca de Sakura também abriu um largo sorriso.

Os dois estavam prestes a ser reconhecidos como um casal oficial na vila, (uma vez que estavam juntos) há vários meses.

No relacionamento dos dois, Hinata era tímida enquanto Naruto um pouco tapado. Quando Sakura estava perto (destes dois), eles faziam (ela sentir) bastante ansiosa. No entanto, agora que (Naruto e Hinata) estavam felizmente juntos, (os três) também tinham lembranças alegres e doces.

O acontecimento (que os tinham deixados mais próximos) ocorreu no inverno passado.

O último descendente do (Clã) Otsutsuki foi Otsutsuki Toneri, que vivia na Lua. Ele tinha sequestrado a irmã mais nova de Hinata, Hanabi. Pegando seu Byakugan, Toneri havia planejado a queda da Terra.

Naruto foi gravemente ferido enquanto ele lutou contra Toneri. A situação convergiu em uma quando Hinata foi levada embora. Uma vez que Naruto havia se recuperado, ele esmagou Toneri. Eles tinham evitado a destruição da Terra.

Ao longo dessa missão, Naruto percebeu que Hinata era insubstituível e essencial pra ele. E então, ele disse a Hinata sobre os seus sentimentos.

(Depois) que Naruto retornou ao salvar a Terra com Hinata, eles se tornaram um casal de namorados.

―A notícia viajou por toda a vila em um instante.

Por um curto período de tempo, seus companheiros shinobi e os seniores estavam gracejando pelos dois. No entanto, esse tempo (no qual foram um pouco provocados pelos seus amigos) já tinha acabado.

No outro dia, (Sakura) tinha recebido um convite por escrito. Logo seria a cerimônia de casamento dos dois.

"Hey, que tal nós irmos juntos comer ramen, Sakura-chan?"

Naruto disse tal coisa enquanto ele abriu um sorriso. (Em resposta), Sakura suspirou de volta com, "Bem, sobre isso-".

Páginas 17 e 18

"Pra quê? (Por que) eu iria junto com vocês? Porque este é o ansiosamente e aguardado tempo de folga (de ambos). (Estou dizendo que você dois deveriam) ir a um encontro completo."

Sakura esgueirou-se para trás dos dois. Ela empurrou suas costas. Naruto e Hinata estavam andando pelas movimentadas ruas. Sakura os via como se tivesse olhando suas imagens por trás. Naruto estava contando algum tipo de piada, e Hinata estava rindo. Ao ver essas duas pessoas felizes, Sakura pensou consigo mesma:

―Eles são adoráveis.

Ela estava inconscientemente pensando nisso.

Mas havia algo que ela não poderia deixar de pensar.

Quanto a esses sentimentos e pensamentos (que ela não tinha transmitido a ninguém), eles foram obrigados a se amontoar no fundo do seu peito; então, (eles) se transformaram em suspiros. Em momentos como esse, sua mente sempre começava a pensar sobre o seu trabalho.

Eu realmente preciso (para mim) compilar esses documentos. Eu deveria examinar os relatórios escritos.

Antes mesmo de saber, ela notou que estava em seu 'modo de trabalho'. Sakura sorriu. amargamente.

―Hey, é por isso que Ino está preocupada (comigo)...

7 comentários: