Oni são criaturas do folclore japonês, variavelmente traduzidos como demônios, ogros ou trolls. São personagens populares da literatura, teatro e artes japonesa.
O termo Oni pode ter sido derivado da palavra On'yomi, que significa "esconder" ou "ocultar". Oni em sua origem são espíritos invisíveis ou deuses causadores de desastres, doenças e outras coisas desagradáveis. Estes seres também podem assumir a forma de uma variedades de coisas, com intuito de enganar e muitas vezes devorar humanos. A representação moderna dos Oni é importada de crenças do Budismo, entre as referências estão os Gaki (pessoas invejosas ou gananciosas em uma vida anterior e que agora estão aflitos por uma fome insaciável, também chamados de fantasmas famintos) e os subalternos (Aka Oni e Ao Oni) de Enma Dai Oh, segundo o Budismo Chinês um dos Deuses com a responsabilidade de punir os pecadores no Jigoku (Inferno).
Representações de Oni variam muito, mas geralmente são retratados como seres hediondos, gigantescas criaturas com garras afiadas, cabelos selvagens e dois longos chifres em suas cabeças. Oni são humanoides em sua maior parte, mas, ocasionalmente, eles são mostrados com características não naturais, com inúmeros olhos e com dedos e pés extras. Sua pele pode ser de qualquer cor, mas o vermelho e o azul são particularmente comuns.
Oni são muitas vezes retratados vestindo tangas de pele de tigre e segurando seu tacape, chamado de Kanabou (arma também utilizada por Samurais no Japão Feudal, feita geralmente de ferro com pontas de pregos na superfície).
O termo Oni pode ter sido derivado da palavra On'yomi, que significa "esconder" ou "ocultar". Oni em sua origem são espíritos invisíveis ou deuses causadores de desastres, doenças e outras coisas desagradáveis. Estes seres também podem assumir a forma de uma variedades de coisas, com intuito de enganar e muitas vezes devorar humanos.
Para manter o Oni longe de
você, basta colocar estátuas de macacos nos jardim de casa, especialmente
virados para o nordeste, por onde é mais comum a sua chegada, ou ainda,
lançando contra ele grãos de soja e gritando 'Oni wa soto! Fuku wa uchi!' -
'Para fora Oni! Venha, felicidade!'.
Ainda, o Oni é uma 'peça chave' do Setsubun, feriado japonês que marca o começo do ano novo pelo calendário lunar
e o início da primavera. As pessoas afastam as outras que estão usando máscaras
de Oni, simbolizando uma proteção, afastando infortúnios e todo tipo de mal.
A personagem Tayuya, em especial seu Kuchiyose no Jutsu, é capaz de utilizar em combate três Oni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário