sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mitologia e Folclore - Kijimuna

Fonte: obakemonoproject

Kijimuna ou Bungaya, literalmente "Espírito ou Duende da Árvore de Okinawa", é um youkai do folclore japonês. Na ilha de Okinawa crescem grandes árvores chamadas de gajamaru, sem dúvida são árvores especiais porque dizem ser habitadas pelo Kijimuna. Esses espíritos travessos são facilmente as criaturas mais conhecidas do folclore de Okinawa. Eles possuem o tamanho e a forma de um menino, e como tantas outras criaturas do folclore asiático, possuem cabelos vermelhos, que podem cobrir ou não seus corpos. 

Também como muitos outros youkai, o Kijimuna está associado a misteriosos incêndios. Às vezes, eles são vistos vagando ao longo de praias e margens de rios, acompanhados por chamas fantasmagóricas, e às vezes eles tentam roubar o fogo contido em lanternas de papel. 

Os espíritos das árvores Kijimuna, são adeptos pescadores, embora sejam um pouco distraídos. Por vezes comem apenas o olho do peixe esquecendo do resto. Embora gostem de brincadeiras, eles são inocentes e amigáveis e muitas vezes são benéficos com os seres humanos, por vezes tornado-os ricos. Porém estas relações podem azedar facilmente. O simples polvo é o animal que o Kijimuna mais detesta na face da Terra.


Um comentário: