sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Entrevista com o Diretor Hiroyuki Yamashita


Confira abaixo a entrevista com o diretor do filme Boruto: Naruto the Movie e do anime Boruto: Naruto Next Generations Hiroyuki Yamashita. Está entrevista faz do livro comemorativo aos 15 anos do anime Naruto e Naruto Shippuden "Naruto The Animation Chronicle: Céu & Terra". 

Essa coleção de dois livros traz entrevistas com diretores e dubladores, coleção de imagens e informações sobre as séries Naruto, Naruto Shippuden e sobre o novo anime Boruto: Naruto Next Generations.

Confira a tradução da entrevista para o inglês aqui e a tradução para o português abaixo. A entrevista de Yamashita está no livro "Naruto The Animation Chronicle: Céu".

--------------------------------------------------------

Entrevista com Yamashita Hiroyuki!!

O diretor Date supervisionou a série de anime "Naruto" e "Naruto Shippuden" por um período de 14 anos; ele passou o bastão de supervisor da série de anime "Boruto: Naruto Next Generations" para o diretor Yamashita e diretor-chefe Abe. Ele (Yamashita) vai contar sobre sua fastidiosa relação com a produção do anime.

Yamashita Hiroyuki é um animador japonês do Studio Pierrot. Ele estava envolvido na direção e storyboard para "Naruto Shippuden", também foi supervisor de animação em algumas oportunidades. Em 2014, ele foi o principal diretor de animação no filme "The Last: Naruto the Movie". Em 2015, foi selecionado para ser o diretor do filme "Boruto: Naruto the Movie". A partir de Abril de 2017, ele trabalha como diretor da série de anime "Boruto: Naruto Next Generations".

Diretor Yamashita, quando você teve contato pela primeira vez com a série Naruto?

Durante meus dias de ensino médio, eu estava lendo um volume em específico. Foi quando os Exames Chuunin estavam acontecendo e Lee estava lutando contra Gaara. Lembro de me sentir muito animado enquanto lia a cena em que Lee largava seus pesos de perna com "coragem" escrito sobre eles. Nesta mesma época eu vi "Princesa Mononoke" no cinema, fiquei muito, muito impressionado com a beleza da arte de fundo. A partir dessa motivação e experiências pessoais, pensei em ser um artista de arte de fundo. Depois, durante minha orientação vocacional na escola, assisti o filme de "Naruto" e fiquei apaixonado. Eu pensava 'Esse é o tipo de artista que eu quero ser'; Foi quando eu defini meu objetivo de me tornar um animador.

E você se tornou um animador. Você acabou trabalhando no anime "Naruto Shippuden" como um diretor. Então, quais tipos de coisas você fazia em "Shippiden"?


Durante "Shippuden" eu estava fazendo o storyboard, e coisas de supervisor de animações, diretor de episódios e diretor de animação. Pensando bem, tive permissão para editar um episódio da maneira que eu queria.


Falando em "Direção de Episódios" e "Supervisor de Animação", que tipo de coisas você fez?


Em relação a "Direção de Episódios", minha posição significava gerenciar e dar instruções aos animadores. Eu era a pessoa responsável por coisas como composição de cena final em storyboard, processamento de cena, fotografia, configurações para se assemelhar a um filme e gerenciar o progresso. Há diretores de episódio que definem cortar cenas do storyboard eles mesmos, e a outros que preferem não mexer no storyboard. Isso varia de pessoas para pessoa. A primeira vez que eu era responsável pela direção do episódio foi durante o "Shippuden". Acho que foi o episódio que Madara foi revivido. Por outro lado, ser um supervisor de animação era um pouco mais despreocupado. Como animador, você estaria numa posição em que você recebe tarefas do diretor de episódio. Bem, quanto ao "Shippuden", o supervisor de animação também frequentemente tem a tarefa de dirigir episódios ao mesmo tempo... Pessoalmente, eu gosto de desenhar esboços, e sou do tipo que tem problemas para transmitir minhas opiniões a outras pessoas. Então, provavelmente, gosto de ser supervisor de animação por ser também um diretor de episódio (risos).


Nota 1: Lee usava pesos nas pernas para o treinamento com "coragem" escrito neles. A condição de tirar esses pesos era ter a permissão de Gai ou proteger várias pessoas.


Nota 2: A "Princesa Mononoke" foi lançado em Julho de 1997. Um filme de animação do Studio Ghibli. Foi dirigido por Hayao Miyazaki. Foi um grande sucesso e estabeleceu um recorde na indústria de filmes japonesa após sua estreia.

--------------------------------------------------------

"Enfatizamos o cumprimento da 'Estrutura de Três Atos' no filme (Boruto)"

Yamashita estava frequentemente encarregado de episódios sobre o Clã Uchiha, como cenas de Itachi e Sasuke.

Durante a 4ª Guerra Mundial Shinobi, ele trabalhou principalmente na cena da reanimação de Madara, bem como na cena de luta de Kakashi e Obito.

Havia uma cena em "Shippuden" que você pessoalmente gostaria muito de trabalhar?

Essa cena seria a luta de Kakashi e Obito. Eu tive o privilégio de dirigi-lá, eu queria muito trabalhar nela. Eu percebi que trabalhava com muito episódios sobre o Clã Uchiha, como Itachi e Sasuke, e Madara e Obito. Fui autorizado a fazer o episódio completo em que Madara é revivido. Eu estava pessoalmente finalizando (cortando) o storyboard. Por exemplo, quando os quadros de animação apareceram na sala de supervisão de animação; fiquei feliz por ter contribuído. Depois, comecei a editar os quadros e a música, precisava encontrar o lugar certo para inserir a música. Na verdade, eu queria trabalhar na cena de luta de Gai e Madara. Mas na época, estava trabalhando no filme (Boruto). Como esperado, era impossível fazer os dois ao mesmo tempo. Mas eu gostaria de ter trabalhado com isso. Foi uma infelicidade para mim.

Um trabalho desconhecido de "Diretor", uma continuação "Difícil".

Em 2015, você se tornou diretor do filme "Boruto". Como diretor, quais partes (do trabalho) você já conhecia?

Antes de tudo, isso não significa que as características que fizeram "Naruto" ficaram de lado. Fui encarregado de cada configuração e design desta nova era. Pequenos detalhes como Naruto digitando em seu computador possuem descrições e cenários escritos por Masashi Kishimoto. Mas tarde, baseamos nosso trabalho em "Naruto Gaiden" para produzir a atmosfera. Depois disso, tivemos uma reunião com Kishimoto-sensei, onde ele nos disse que respeitássemos a "Estrutura de Três Atos". Isso foi ótimo, e para mim, esse foi um ponto importante em ter em mente. Essa "Estrutura de Três Atos" é para dividir a história em três partes equilibradas: início, o meio e o fim. Eu estava consciente em como gerenciar e alocar o tempo para cada estrutura.

Então, com que frequência você teve reuniões de trabalho com Kishimoto-sensei?


Não lembro exatamente, mas acho que tivemos várias reuniões de trabalho. A primeira vez que nos encontramos foi na época da Jump Festa, então, tivemos duas ou três reuniões depois? Além disso, nos encontramos em meio as audições. Tenho certeza que foi nelas em que Kishimoto-semsei terminou com o enredo, e elas estavam diminuindo quando eu me juntei. Eu senti que estávamos mais próximos de um brainstorming (NT: Toró de Miolos, Hehehe) enquanto conversamos na Jump Festa, "Vamos ter algo como o Kieru Rasengan/Rasengan Desaparecedor". E coisas como, "No Monumento do Hokage, vamos ter Boruto e Sarada falando sobre isso". Eu tive essa impressão quando discutimos os tópicos... Bem, já se passaram mais de dois anos, provavelmente esqueci muito coisa sobre isso (risos).


Qual foi sua primeira impressão quando você viu o roteiro do Gaiden, com Boruto e seus companheiros como protagonistas?


Quando li o roteiro pela primeira vez, minha impressão de Boruto era de um "grande cara". Mas havia muitas opiniões das pessoas ao seu redor que diziam: "Ele é muito atrevido"... Quando eu li o Gaiden de Kishimoto-sensei, eu estava pensando que "Sarada é uma ótima garota" (risos). Na versão de Mitsuki para o filme, ele era um personagem muito mais gentil. Ao ler o Gaiden, sua imagem ficou um pouco mais fria.


O Gaiden


Em 2015, "O Sétimo Hokage e a Lua Que Floresce Vermelha" teve sua serialização publicada em um curto prazo na Shonen Jump. É uma história em que a filha de Sasuke e Sakura, Sarada, é colocada em evidência. Ela acontece antes dos eventos do filme "Boruto".

O Kieru Rasengan.

Essa é a principal técnica de Uzumaki Boruto no filme "Boruto". Torna-se invisível assim que ele ativa seu Rasengan e ele sai de sua mão.

--------------------------------------------------------

"Para transmitir certas imagens da minha cabeça para alguém através de palavras... mesmo isso é difícil."

Boruto estreia um novo jutsu, o "Kieru Rasengan". Eles fizeram pleno uso de coisas para direcionar a iluminação e som para apresentá-lo.

A cena de abertura onde Sasuke e Kinshiki lutam até a morte. Nos estágios iniciais (de trabalho), a cena era um pouco mais longa.

Naruto e Boruto. Eles estavam conscientes em determinar como foco o vínculo entre pai e filho.

Eles tiveram que diminuir as linhas de falas de Inojin, Shikadai e Chouchou.

As cenas frontais de Naruto e Sasuke juntos. Cuidadosamente desenhadas enquanto cada quadro do storyboard era confirmado.

Que tipo de coisas foram difíceis de fazer no filme "Boruto"?

Antes de tudo, não estava familiarizado com o papel de "Diretor". Para transmitir certas imagens da minha cabeça para alguém através de palavras... mesmo isso é difícil. Mas felizmente fui abençoado por ter a minha equipe. Todos eram bons, dizendo coisas como "Vamos fazer grandes coisas!". Haviam muitas pessoas com espíritos fortes. E então, percebi que a atmosfera no local era muito boa. Em seguida, não tivemos um tempo tão marcado. Nós tivemos cerca de meio ano para compor os cenários durante o período de produção. O período de trabalho nos desenhos foi de cerca de dois ou três meses, penso. Bem, o tempo passou em um piscar de olhos... Mais tarde, tivemos que comprimir até os 90 minutos, foi difícil administrar o número de cortes. No início, incluímos muitos cenários. Quando se tratava do que devemos deixar de fora ou diminuir, deixamos a decisão para Kishimoto-sensei, durante as nossas reuniões. Então, as cenas com o antagonista, particularmente com Momoshiki, ou pequenas cenas durante os Exames Chuunin, essas foram cortadas. O que ficou foi a história de Naruto e Boruto. Mas depois de tudo isso, é claro que havia muito material restante. Mas gradualmente reduzimos até uma hora e meia. Por fim, puxando para a produção, sobre como retratar o "Rasengan" de Boruto. Foi muito difícil. Por natureza, é algo invisível, então, era como eu deveria representá-lo.

Qual é a sua cena favorita em "Boruto"?

Gostei da cena de abertura quando Sasuke e Kinshiki estavam lutando. Eu pensei que deveria haver um desenvolvimento de ação na primeira e segunda metade. Me descobre mais frio do que eu pensava que seria. Para essa cena, confiei a direção a Kobayashi-kun, o animador principal. Gostava de ver o que ele havia feito e desenvolvido. Houve várias vezes que eu ia vê-lo e falávamos sobre a cena. Ela foi criada através dessas iterações. No começo, tive mais cortes para chegar na metragem certa, então tive que cortar algumas cenas devido ao grande volume.

Quando você recebeu o convite para fazer o filme "Boruto", o que você pensou na hora?

Bem, acho que senti como se o mundo estivesse girando. Praticamente, se eu estivesse parado, sentiria tonturas (risada sarcástica). De qualquer maneira, foi um empurrão na minha carreira. Não conseguia ouvir direito, e várias coisas estavam sacudindo a minha cabeça.

E como você gerenciou o trabalho como diretor?

Quando li o script pela primeira vez, pensei que era bastante intrigante. Enquanto continuava trabalhando nele, senti minha autoconfiança diminuindo dentro de mim, pouco a pouco. "Serei capaz de torná-lo intrigante?". No momento do lançamento do filme, eu estava muito nervoso e animado. Então, depois da primeira exibição, houve uma cena que mostrou a verdadeira habilidade de Mitsuki, e todos ficaram agitados por conta disso. Essa foi a primeira vez que pensei: "Ahh, acho que isso pode ser intrigante". Depois, lembro de receber palavras de elogio de Kishimoto-sensei. Mas, honestamente, naquela época, não sabia que sentir, nem mesmo agora.

--------------------------------------------------------

"Eu queria ter incluído um pouco mais de cenas de ação ninja."

Quando Sarada recebeu sua voz, um grande charme foi dado a sua personagem.

Uzumaki Naruto tornou-se o Sétimo Hokage. Você deve prestar atenção às novas batalhas para a versão do anime...!!

"Quero que a versão do anime para TV avance mais sobre Momoshiki e Kinshiki", disse Yamashita.

Na verdade, quando o filme foi lançado, foi extremamente popular com os fãs. Como foi sua reação?

Bem, não foi apenas por minha causa, incluímos muitas maravilhosas idéias de Kishimoto-sensei. Também reunimos uma equipe realmente incrível. Eu acho que foi tudo graças ao trabalho dessa equipe. Por exemplo, na cena em que Naruto e Boruto liberaram seu "Rasengan" de pai e filho, a ideia e direção foi do animador principal Matsumoto-san. Sua opinião tornou a cena melhor e mais animada, por isso foi muito útil. Mais tarde, foi ótimo conseguir realizar reuniões para a fotografia do storyboard. Como o storyboard é o filme, nós examinamos ele junto com todos e compartilhamos ideias como "O ritmo nessa parte seria melhor assim". Como não faço essas coisas com muita frequência, em especial nas cenas de batalha da segunda metade, penso que foi algo especial eles (a equipe) terem cuidado disso.

Devido as restrições de tempo, quais tipos de coisas tiveram que ser deixadas de fora ou deixadas inacabadas?


Havia várias coisas, eu posso incluir cenas mais detalhadas com Momoshiki, ou mais tempo com Boruto e Sarada no final (do filme). Especialmente quando se tratava de Momoshiki e Kinshiki, pensei que eles seriam antagonistas melhores se tivessem mais profundidade. Mais tarde, quando Boruto usa a ferramenta científica ninja, originalmente criei uma cena onde ele é punido. Mas devido às restrições de tempo, ela foi cortada... Como resultado, não pareceu que ele recebeu punição por fazer algo ruim. Eu acho que deixei esse tipo de impressão, no final. Também por conta das restrições de tempo, não podia permitir que Shikadai e Chouchou falassem tanto. Mas a partir de Abril no anime para TV, pretendo utilizá-los mais.


Existem vários estilos de esboços para o anime Naruto.


Por hora, o tema mudará para a transmissão em Abril do anime "Boruto: Naruto Next Generations", e como seu trabalho de diretor funcionará. Qual foi sua reação quando recebeu o convite para a série?

Lembro de estar trabalhando na continuidade da batalha final em "Shippuden" (capítulos 696 e 697) quando soube. Até agora, a série "Naruto" e "Naruto Shippuden" possui conceitos que vieram do drama dos personagens. Em "Boruto", queria tentar incluir um pouco mais de cenas de ação ninja. Coisas como guerra psicológica entre ninjas amigos, armas... Isso é o que eu mais gosto.


Você recebeu as responsabilidades do diretor da série anterior, Date. Você recebeu algum conselho?


Eu recebi um conselho do diretor Date. "Espero que você enfatize as linhas sentimentais, já que é um drama de personagem". As "linhas sentimentais" podem ser entregues através de um discurso, exibindo as expressões do personagem, então não devemos cortá-las. Quando o trabalho original é adaptado para um anime, devesse manter a mesma consistência. Deve ficar conectado as linhas do mangá. Isso evita falhas na história... coisas assim. Com partes do mangá que eu quero representar, desenho painéis enormes. Então, faço cortes para animar o anime. Depois, me disseram como desenvolver o script. Mas, no final costumo dizer: "Você pode fazer como você quiser (risos)". Em vez de me dizer como fazer as coisas, foi-me dito "Eu quero que você enfatize isso".


Em contrapartida, que pontos você se considera um incrível diretor?

Do ponto de vista do diretor, nada em particular. Mas como minha formação é de animador, acho que sou um pouco fascinante quando se trata dos desenhos. Mesmo que a história seja caótica, e mesmo quando se trata dos desenhos, temos esboços de Kishimoto-sensei e esboços de Nishio Tetsuya-san e Suzuki Hirofumi. Existem várias referências para o anime Naruto. Depende de como cada animador retrata, porque os estilos mudam. É por isso que ele muda a forma como é retratado cada vez. Isso é o que torna o trabalho agradável para mim toda vez que trabalho com os animadores.

Nishio Tetsuya

Um animador japonês. Atualmente parte da equipe PRODUCTION I G. Ele trabalhou com design de personagens e como diretor de animação para as seguintes séries: "Naruto", "Jinrou" e "Ghost in the Shell".

Suzuki Hirofumi

Um animador japonês que trabalha com Nishio Tetsuya. Ele foi responsável por desenhos de personagens para a série "Naruto" e "Naruto Shippuden". Ele também foi responsável pelos desenhos de personagens de "Boruto: Naruto Next Genrations", com transmissão desde Abril de 2017. 

--------------------------------------------------------

"Haverá a atmosfera e esboços de Kishimoto-sensei"

O filho de Naruto, Boruto. Na TV, é uma era shinobi incrível, quero que você espere personagens ativos.

A coisa favorita do diretor Yamashita é a aparência de Momoshiki quando ele consumiu Kinshiki e ganhou poder.

Qual esboço é o mais fácil de trabalhar?

Bem para mim, seria Kishimoto-sensei: Nishio-san: Suzuki-san em uma proporção de facilidade seria 6:2:2... Eu ter que dizer isso é um pouco difícil, entende? (risos). Entre alguns animadores, Nishio-san é mais cotado, para outros é Suzuki-san. Eu posso citar o Kurozu Yasuaki-san e Suzuki-san, já que eles me mostraram várias coisas. Eu acho que fui muito influenciado por eles dois quando os via trabalhar. A propósito, trabalhar com os esboços do Nishio é bem difícil. Pessoas que são surpreendentes muito boas em esboços podem fazê-los apenas com linhas simples e sombreadas. Mas quando alguém não possui tanta experiência e tenta imitá-los, o efeito não fica igual. Eu mesmo, não consigo reproduzir com precisão esse tipo de esboço. À primeira vista, pode parecer fácil, mas você tem que estudar diligentemente a forma e o contorno do corpo humano. Mesmo assim, não será fácil alcançar esse nível. Ao adicionar um traço adicional, o esboço acabará por ser completamente diferente.

E quanto aos esboços de Kishimoto?

O que eu mais gostei foram os do "Arco Missão de Recuperação de Sasuke". O estilo de esboço de Kishimoto mudou gradualmente ao longo da serialização. Ao vê-lo na perspectiva dos esboços de personagens, vou ficar com a época do "Arco Missão de Recuperação de Sasuke". Gostei de ver o trabalho dinâmico e vibrante de Kishimoto-sensei e Nishio-san. Na época do "Shippuden", o número de traços diminuiu consideravelmente. Foi mais simples. Na época do início da Grande Guerra Ninja, nós estabelecemos os designs mais atuais (dos personagens). Ver esta mudança foi ótimo. Então, novamente, a história ficou caótica. Os amassados das roupas de Kishimoto imitavam os amassados das roupas de Nishio-san. Foi algo bom de se ver. Os traços de Nishio-san são simples, mas quando Kishimoto-sensei fazia, ele tinha um sentido mais de "tubo". Se houve um personagem difícil de desenhar, sempre foi Naruto. Com seu protetor de testa, cabelo e rosto, acho difícil achar um equilíbrio. Mais tarde, quando havia um grande número de Kage Bunshin, era difícil fazê-los (risos).

Agora, Mikio Ikemoto está com a serialização de "Boruto" na Shonen Jump em andamento. E quanto a seus esboços?

Eu gosto dos esboços de Ikemoto-sensei. Eu gosto especialmente do "toque de realidade" de seus personagens e dos lábios superiores... (risos). Bem, eu pensei que Momoshiki era muito legal, sendo honesto: "Ele fez isso!". Em termos de layout de painel, seu layout de paisagem para os quadros é realmente boa. Mas para o anime, é difícil retratar os desenhos de duas páginas. Será uma tentativa e erro descrever a ação ninja de Ikemoto-sensei no anime. Em comparação com a descrição de Kishimoto-sensei, é mais detalhado e realista. Eu não acho que haja outros mangás como esse (Naruto). Quando a kunai voa de suas bolsas, Kishimoto-sensei usa três painéis! Incluindo o som, há os quadros para acomodar no anime. É mesmo difícil para um animador desenhar o movimento dos personagens nos ângulos que Kishimoto-sensei os criou. Eu acho que é um esboço muito avançado.

Por fim, deixe uma mensagem de entusiasmo para os espectadores que estão ansiosos para o anime "Boruto".

Em termos de ordem cronológica, os eventos da série de anime ocorrem antes dos eventos do filme. São histórias de antes de Boruto se tornar um genin, ele ainda é um estudante da academia. E isso vai ser a parte principal (da história). Em termos de entusiasmo... Vou trabalhar muito para que cada episódio seja legal, e que "haverá a atmosfera e esboços de Kishimoto-sensei". Eu quero que fique na memória de todos, espero ter esse tipo de trauma (risos). Eu espero que posso criar um anime assim.

Mikio Ikemoto

Ele atuou como assistente de Kishimoto por aproximadamente 15 anos. Na Shonen Jump, ele tem a serialização mensal "Boruto: Naruto Next Generations", com o protagonista Boruto, que é filho de Uzumaki Naruto.

--------------------------------------------------------
Fim da Tradução

Um comentário: