terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Entrevista de Mikio Ikemoto a BFM TV

Confira abaixo a entrevista completa de Mikio Ikemeto sobre o mangá "Boruto: Naruto Next Generations" concedida ao canal de notícias francês BFM TV. A entrevista foi publicada em 6 de Julho de 2017, confira a entrevista original aqui.

O mangá da semana: Mikio Ikemoto comenta Boruto, o spin-off de Naruto


ENTREVISTA: Mikio Ikemoto desenha a sequência do Naruto, Boruto, cujo o volume dois por ocasião foi lançado na Japan Expo (N.T: evento de anime e mangá realizada entre 6 e 9 de Julho de 2017 em Paris, França).

Publicado a partir de 9 de Maio de 2016 nas páginas da Weekly Shonen Jump no Japão, Boruto é a sequência do celebre mangá de Masashi Kishimoto, Naruto (14 milhões de volumes vendidos na França). Supervisionado pelo próprio mestre, Boruto é escrito por Ukyo Kodachi e desenhado por Mikio Ikemoto. Por enquanto, dois volumes foram publicados na França.

A história, que ocorre após o fim de Naruto, segue o caminho do filho do famoso personagem e explora a dificuldade de viver na sombra de uma pessoa tão talentosa. Antes de seguir com as aventuras do jovem Boruto, o primeiro volume começa com uma surpresa: um flashforward com o personagem adulto. Uma escolha surpreendente, explicada nesta entrevista pelo mangaka Mikio Ikemoto. Por ocasião do lançamento do segundo volume na Japan Expo, ele concordou em responder quatro perguntas para a BFM TV.

Como ocorreu o design gráfico do personagem Boruto? Qual foi a parte mais difícil na criação deste personagem que inevitavelmente sofre, tanto no mangá quanto na vida real, com a comparação com Naruto?

Quando me pediram para trabalhar em Boruto, Kishimoto-san me deu o seguinte conselho: "Você tem que fazer isso livremente, como você se sente, sem tentar se aproximar do desenho de Naruto, ou tentar harmonizar sua arte pela força, você pode tentar, mas nunca será o mesmo (desenho), e de qualquer forma, não faz sentido fazer a série se for apenas uma cópia." Por um lado, peço desculpas por Kishimoto-san não estar desenhando (a série). Mas, por outro lado, já que fui designado para a série, tento fazer o melhor trabalho possível, sendo fiel ao que eu sinto, sendo responsável pelo que crio. Por razões que acabei de explicar, não sinto dificuldade em desenhar Boruto. Por outro lado, ainda estou longe de alcançar uma qualidade gráfica que me satisfaça e ainda estou me esforçando no trabalho para oferecer o melhor das minhas capacidades.


Como é a colaboração com Masashi Kishimoto? Que conselhos ela dá sobre o esboço e desenho? Ele intervém nos quadros para adicionar algumas modificações?

Kishimoto-san geralmente faz uma verificação na fase do esboço. Portanto, eu estou livre para a decoupage (corte) e o desenho. Quando a corte final está pronto, Kishimoto-san verifica isso às vezes e ele faz comentários sobre questões problemáticas ou sugere melhorias. Mas, como regra geral, ele me da liberdade de trabalhar.


Você pode detalhar seu método de trabalho? Que tipos de ferramentas você usa?

Eu trabalho com o papel IC, na qual desenho o esboço a lápis. Em seguida, utilizo uma G-pen (caneta bico de pena usada com muita frequência por mangakas que permite linhas finas e grossas) com tinta para desenho. Para ilustrações a cores, uso o papel aquarela VIFART, marca Maruman, e continuo a tradição de coloração de Naruto com os marcadores Copic.


Por que você escolheu começar com Boruto adulto, ao invés de contar sua história na forma de um flashback?

Essa cena de abertura foi ideia de Kishimoto-san. Achamos que precisávamos de um começo diferente do filme, que precisávamos de algo com mais impacto e chegamos a essa ideia. Mas foi decidido muito rapidamente e não tive muito tempo para desenvolver o design do personagem adulto, não tive tempo de amadurecer a ideia. Então, quando está cena reaparecer, talvez o design mude um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário