Weekly Shonen Jump (WSJ) é uma revista semanal de mangá Shonen (literalmente "Quadrinhos de Jovens", são mangás comercializados para o público adolescente masculino, dentre os diversos estilos de mangá é o mais popular) e publicada no Japão pela Editora Shueisha.
A primeira edição foi lançada com a data da capa de 02 de julho de 1968. A WSJ é uma das revistas mais antigas em circulação do Japão, tem uma tiragem aproximada de 2,8 milhões de cópias semanais. Dos anos 1968 à 1969 a WJS era uma publicação quinzenal, a partir de outubro de 1969 passou a ser publicado semanalmente, mantendo-se assim até os dias atuais. Com algumas modificações a WSJ também é lançada em outros países, como Cánada, EUA, Suécia. Noruega, Hong Kong e Taiwan.
1º Edição da Weekly Shonen Jump |
Os capítulos das séries publicados durante as edições são publicados posteriormente em Tankobon (volumes sob o título de Jump Comics), um novo volume de cada série é lançado a cada dois ou três meses. Os mangás publicados na WSJ consistem de um grande número de cenas de ação e cenas de comédia. A WSJ possui duas revistas irmãs, Jump Square (Jump SQ.), criada para substituir a Monthly Shonen Jump, e a Saikyo Jump. A WSJ publicada a partir de 1968 tinha a missão de competir com a já bem sucedida Magazine Weekly Shonen e Sunday Weekly Shonen. Antes da 20º edição, WSJ era originalmente chamado simplesmente de Shonen Jump.
Ao longo do tempo
algumas edições especiais da WSJ foram lançadas. Entre elas Jump Next!, revista
vinculada a WSJ e publicada anteriormente sob o título de Akamaru Jump, que
apresenta one-shots de novos artistas, muitas vezes é porta de entrada de
mangakás para edições periódicas da Shonen Jump. Aomaru Jump e Jump
The Revolution são nomes de edições especiais da Jump Next!
Outra edição
especial é a V Jump, originalmente sob o título de Weekly Shonen Jump Tokubetsu Henshū Zōkan V Jump,
ganhou edições especias durante os anos 1992 e 1993, após 1993 tornou-se
independente, seu conteúdo inclui games e jogos de cartas.
Super Jump, sob o
título de Weekly Shōnen Jump Tokubetsu Henshū Zōkan, foi
publicado entre os anos de 1968 à 1988 como uma edição especial, a partir de
1988 tornou-se independente publicando histórias Seinen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário