domingo, 16 de junho de 2013

Mitologia e Folclore - Hainu

Fonte: obakemono

Hainu, literalmente "Cão Alado", é um youkai do folclore japonês. A lenda do cão alado é popular na cidade de Chikugo na Prefeitura de Fukuoka. Diversos monumentos em sua homenagem adornam a paisagem da cidade. Curiosamente o próprio cão encontra-se enterrado debaixo de um monumento de pedra, perto da estação ferroviária Hainutsuka ("Monte Cão Alado"). Duas versões sobre a origem do "Cão Valente" são encontradas nos anais da história japonesa.

Monumento Próximo a Estação Hainutsuka
(Remonta a Época de Hideyoshi)

De acordo com a primeira história, registrada no livro Chikugo Kokorogashi em 1777, o cão alado era uma criatura feroz que atacava seres humanos e animais. Quando o Daimyo Toyotomi Hideyoshi embarcou em sua campanha de conquista da ilha de Kyushu em 1587, o Cão Alado surgiu em seu caminho. Hainu relutava em se entregar, investia bravamente contra o exército de Hideyoshi. Os soldados tentavam em vão afugentá-lo. Hainu rosnava e dava saltos incríveis. Sua agilidade, valentia e resistência eram tamanhas que, mesmo sozinho conseguiu reter um contingente de treinados guerreiros por quase um dia inteiro. Hideyoshi fez de tudo para não matá-lo, estava estarrecido e admirado, nunca tinha visto algo parecido. Aquele cão era a criatura mais valente que conhecera em toda sua vida. Infelizmente, ele teve de cumprir com sua obrigação de General e de contra vontade, se viu obrigado a matar o bravo Hainu. Hideyoshi estava tão impressionado com a coragem do animal que ergueu um memorial em sua memória.

A segunda versão diz o seguinte: o cão era um amado animal de estimação de Hideyoshi, que morreu próximo ao monte. Em seus relatos sobre sua conquista, Hideyoshi, descreve ao seus superiores a história do Hainu. Este registro prova que a história do Hainu é verdadeira, e que, as asas foram incorporadas a lenda. Além do mais as duas versões relatam um cão com agilidade e valentia excepcional, contradizendo apenas a maneira de sua morte. Nos dias atuais visitantes caminham até o monte para conhecer o local onde o "Hainu, o Cão Valente" dizem estar enterrado.    


Um comentário: