Muitas centenas de quilômetros a oeste de Tóquio, nas montanhas da Prefeitura de Okayama, encontra-se um pequeno vale, e nele um rio, onde a salamandra gigante japonesa é venerado como um deus. Todos os anos, há quase meio século, a aldeia de Yubara Onsen ocupa-se do Festival Hanzaki para homenagear suas divindades locais.
Ao assistir a névoa suave sobre o rio, fica fácil entender como os moradores vieram a divinizar os anfíbios reclusos que povoam as águas do vale. Mas as criaturas conhecidas como O-Sanshouo não são seres míticos ou yokai. Eles são animais reais, que vivem em rios e córregos nas montanhas a oeste do Japão, onde em condições ideais podem crescer até cinco metros de comprimento e viver mais de cem anos. Estas são as Salamandras Gigantes Japonesas. No dialeto regional de Okayama, eles são chamados de "Hanzaki". Uma antiga crença acredita que essas criaturas podem sobreviver, após serem cortadas pela metade, como a planária Dado o cenário isolado e a aparência estranha dessas criaturas reclusas, é fácil entender porque tornaram-se entrelaçadas com a mitologia local.
A cada ano, durante o dia 8 de agosto, é realizado o Festival Hanzaki. A cidade Yubara (conhecido também por sua fonte termal) homenageia sua divindade local, Ō-sanshōuo, conhecida também como Salamandra Gigante Japonesa. A procissão começa às 15:00 horas, do dia 08 de agosto, quando um par de carros alegóricos, enfeitados com enormes representações das salamandras gigantes, são transportados pelas ruas da aldeia, seguido por cantores e dançarinos. Há dois carros alegóricos, um Salamandra Feminina (cor avermelhada) e o outro Salamandra Macho (cor escura).
Ao longo de uma hora ou algo assim, os carros alegóricos dirigem-se ao centro da cidade de Yubara, onde vendedores ambulantes oferecem pratos típicos como kakigori e yakisoba. Jogos de azar também estão disponíveis para a garotada. Mais tarde naquela noite, vem o grand finale: o Cântico Hanzaki! Em ritmo de Enka os habitantes locais cantam o seguinte refrão: Shiawase wa, hanzaki matsuri dakara ... ("A felicidade é o festival salamandra gigante!").
Nenhum comentário:
Postar um comentário