Você pode não ter ouvido falar, mas no passado a animação era feita a mão, utilizando um processo chamado de animação celuloide, o que foi substituído pelo desenho digital nos dias atuais. Na animação celuloide a cel-short é uma folha transparente na qual as imagens são desenhas ou pintadas a mão.
A cels foram uma inovação importante na animação tradicional, pois permite que partes de uma cena sejam repetidas a partir de um quadro para outro e, assim, economizar custos. Isto é, os personagens eram traçados diretamente na cels, disposta em um fundo estático, o que permite que o estúdio reduza o número de vezes que uma imagem é desenhada.
Com o surgimento da produção de animação assistida por computador, o uso de cels foi praticamente abandonado em grandes produções. No entanto, a animação digital não se compara com o refinamento e arte que é a animação tradicional a base de cels.
A Anime Cel Art, com a cooperação da VIZ Mídia e Funimation, pretende trazer aos fãs cels exclusivos feitos à mão. Estes cels foram cuidadosamente trabalhados e produzidos pela Art Anime Studio em conjunto com o Studio Pierrot e a Toei Animation, produtoras de animes japoneses. Os cels criados são especialmente criados para exposições artísticas, e são peças de arte limitadas para fãs de anime e colecionadores.
Cada cel possui o logotipo do Studio Pierrot ou da Toei Animation. Na parte inferior o logotipo do anime, licença e informações de direitos do autor. Os cels estão protegidos, envolto em plástico transparente com o adesivo oficial. Todos os cels estão disponíveis em quantidades limitadas, devido ao tempo e esforço necessário para criar cada um.
Produzir uma cel a mão requer muita concentração. Os artistas de anime profissionais trabalham geralmente em um estúdio bem iluminado e realizam um desenho a lápis, chamado "douga".
O douga é desenhado com um lápis de cor para que o artista possa reconhecer onde o traço começar e termina. Cada linha desenhada é nítida. Para evitar deslizamentos, uma película de acetato é colada em cima, assim o artista começa o processo de tracing.
O processo de tracing requer uma caneta especial, que permita a gravação em uma superfície de acetato, mas o efeito não é diferente de uma típica caneta de tinta. Uma vez que o tracing estiver concluído, começa a processo de coloração. O
processo exige alguns detalhes, atenção para as
nuances da cor dos olhos, dentes, nariz, zíperes, botões, etc.
Quando a tinta
começa a secar, o artista passa para a segunda etapa: preenchimento de cor para
o cabelo do personagem, roupas, partes do corpo, etc. O resultado final é
uma obra de arte one-of-a-kind. Uma excelente aquisição para biblioteca de qualquer
colecionador. Após isso acontece a "digitalização" dos cels para criar a animação.
Se você gostou é quer saber um pouco mais sobre os processos de produção de anime, confira o vídeo fornecido pela Viz Media, no ano de 2007, sobre os bastidores do primeiro filme de Naruto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário