sábado, 10 de agosto de 2013

Mitologia e Folclore - Awa Odori

Fonte: nipocultura

Awa Odori é uma dança folclórica da província de Tokushima, localizado na Ilha de Shikoku, Japão É uma dança típica que representa o carnaval japonês, comemorado durante as festividades de verão. A tradução literal da palavra significa:

Awa - antigo nome de Tokushima, “Awa no Kuni
Odori - dança

A origem desta dança deu-se na Era Azuchi Momoyama (1587), durante a comemoração do término da construção do Castelo de Tokushima (Tokushima-Jyo). Muitas pessoas se embriagaram com a fartura de saquê e dançaram, tropeçando para frente e para trás. Algumas pegaram instrumentos disponíveis à sua volta e começaram a acompanhar a dança com canções. Hachisuka Iemasa, o Daimyô (senhor feudal) da província, prestigiava a festa e gostou da performance. Incentivou mais pessoas para participar da dança e surgiu assim, o Awa Odori.


Mas existem outras versões sobre a origem desta dança. Alguns dizem que o Awa Odori surgiu de festas elegantes realizadas por dançarinos de Kyoto, para entreter os samurais. Outros dizem que é uma dança para saudar os espíritos durante a temporada do Bon, festividade em que se celebram as almas dos antepassados com danças em grupo, lembrando-se saudosamente da sabedoria dos antepassados.

No Awa Odori os homens dançam livres, aparentemente desordenados e sem coordenação. Vestindo trajes leves, como Yukata masculino, Happi, Hatimaki (faixa em volta da cabeça), Tabi (meias com solas de borracha) e na cintura, presa com uma faixa preta, uma espécie de garrafa de saquê. As mulheres, com movimentos leves e sensuais, dançam em trajes típicos da região, como o Yukata, Kasa (chapéu comprido de palha, afinados nas extremidades e largas no meio) e Ogueta (tamanco apoiado sobre travessas de madeira).


Os dançarinos são agrupados em equipes chamados de Ren. Eles dançam pelas ruas, acompanhando os sons de shamisen (alaúde), taikô (bumbo), flautas e sinos. Os seus movimentos são simples, bastam mover as pernas e braços com o máximo de vigor possível. Uma das regras da dança é manter as mãos e os braços acima do ombro enquanto se dança. Isto é considerado bastante incomum na maioria dos estilos de dança japonesa.


Acompanhando a dança e os sons dos instrumentos, os dançarinos também cantam a seguinte canção:

"えらいやっちゃ、えらいやっちゃ、ヨイヨイヨイヨイ、踊る阿呆に見る阿呆、同じ阿呆なら踊らな損々…"
“Erai yaccha, erai yaccha, yoi yoi yoi yoi, odoru aho ni, miru aho, onaji aho nara, odoranha son son! 

Traduzindo, seria algo como: “É um tolo que dança e um tolo que observa. Se ambos são tolos, não vale a pena deixar de dançar também!”. Assim, Awa Odori algumas vezes é chamado de “dança do tolo”.


O Awa Odori Festival (Awa Dança Festival) é realizado nos dias 12 a 15 de agosto em Tokushima, Ilha de Shikoku, Japão. O Awa Odori é o maior festival de dança do Japão. Atraindo mais de 1,3 milhões de turistas ao ano. Grupos de dançarinos e músicos dançam pelas ruas acompanhado por instrumentos musicais (alaúde, tambor, flauta e sino).
Desde de 2010, durante os dias 8 ou 9 a 11 de agosto, a cidade de Tokushima recebe, como parte do Awa Odori Festival, diversos eventos sobre a série Naruto (veja mais aqui). Confira os posters (2010, 2011 e 2013).


Nenhum comentário:

Postar um comentário