domingo, 25 de agosto de 2019

Entrevista com Mikio Ikemeto (Everyeye Anime - Novembro de 2018)

Segue abaixo a tradução para o português da entrevista de Mikio Ikemoto (desenhista do mangá Boruto: Naruto Next Generations) concedida ao jornalista italiano Gabriele Laurino, vinculado ao website Everyeye Anime, em 5 de Novembro de 2018.

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS,
ENTREVISTA COM O DESENHISTA MIKIO IKEMOTO

Em Lucca nós conversamos em particular com o desenhista do mangá Boruto, e discípulo e assistente de Kishimoto no tempos de Naruto.


Mikio Ikemoto é um garoto tímido, introvertido e humilde. Recursos que você não esperaria de alguém que trabalhou com Masashi Kishimoto por 15 anos durante a serialização de Naruto. O desenhista do mangá Boruto: Naruto Next Generations reflete um pouco o estereótipo do mangaká que vive isolado de todos, que passa seus dias curvado sobre suas mesas, raramente enfrentando o ambiente público. O autor, de fato, realizou sua primeira aparição na frente de fãs e imprensa e escolheu fazê-lo no Lucca Comics & Games 2018, em um cenário onde o fandom italiano o abraçou e o fez sentir todo o calor. No entanto, havia tantos detalhes e elementos que têm afetado nossa curiosidade há alguns anos, por isso convencemos o Planet Manga a nos conceder uma entrevista privada com o sensei. Numa entrevista frente a frente, Ikemoto derreteu um pouco mais do que a conferência aberta à imprensa, ocorrida nos corredores da Câmara de Comércio de Lucca; apoiado, além disso, pela presença de Hiroyuki Nakano (editor-chefe da Weekly Shonen Jump) e seu editor, o Sr. Taguchi, o autor de Boruto finalmente se permitiu revelar alguns pequenos segredos para nós.

DE NARUTO À BORUTO

Em momentos como esses, e no que diz respeito a produtos como Boruto: Naruto Next Generations, a primeira questão que surge é a aparentemente banal. Nos perguntamos, em termos concretos, por quem e por que a ideia desse projeto realmente começou. Se a sequência de Naruto foi projetada antecipadamente por Kishimoto e sua equipe ou se a decisão veio apenas no final do título principal. Esta pergunta foi respondida pelo Sr. Nakano, o chefe da Shonen Jump: ele é, na verdade, o deus ex machina de Boruto junto com Masashi Kishimoto.

"No final de Naruto, Kishimoto-sensei queria fazer o filme "Boruto: Naruto The Movie". A ideia principal era para o filme, para o qual Kodachi-sensei (NT: roteirista do mangá de Boruto) contribuiu para o roteiro. Graças aos personagens criados especificamente para o filme, ele teve em grande sucesso, dessa forma, Kishimoto queria por um ponto final em Naruto e dar vida a Boruto. E nós queríamos explorar a nova geração. Nós propusemos ao criador original projetar a sequência e ele mesmo escolheu Ikemoto em seu lugar. Kishimoto aprovou o mangá com os desenhos de Ikemoto e confiou a história a Ukyo Kodachi, que também cuida da história do anime."

Bem, a presença de Naruto é complicada. Quanto ao protagonista da série, que é inicialmente ofuscado pela presença do Sétimo Hokage, por uma economia narrativa da história, o mangá de Kodachi e Ikemoto inicialmente pareceu sentir o peso desse legado pesado. Com o tempo, porém, a história do jovem Uzumaki seguiu seu próprio caminho e moldou um caminho diferente daquele apoiado pela Kyuubi. De qualquer forma, perguntamos ao Ikemoto-sensei como ele lidava com esse herança:


"Minha maneira de desenhar é bem diferente da do Kishimoto-sensei, que me deu carta branca. Houve uma espécie de divisão, na qual o estilo atual reflete minha maneira de ver Boruto. Porém, sinto muita pressão dos fãs, mesmo que não tenha um relacionamento direto com eles: só agora estou percebendo que há uma audiência nos seguindo. Sobre Naruto, eu amei especialmente a primeira parte, na qual todos os personagens agem juntos e o espaço é dado a todos. Achei a parte relativa ao Shippuden, talvez, um pouco menos interessante. Apesar disso, eu não seria capaz de dizer concretamente qual parte é objetivamente a mais bonita. De certa forma, ao criar Boruto, fomos inspirados pela parte mais comum de Naruto."



De fato, o estilo de desenho, as características gráficas de Boruto são essencialmente diferentes das de Naruto, a ponto de o trabalho de Ikemoto inicialmente se impor aos olhos do público com um toque um tanto alienante. O traço de Kishimoto deu lugar a um estilo mais arredondado que, em alguns casos, também alterou o design de alguns personagens. No surgimento de uma nova geração que está avançando e encontra em artistas como Ikemoto (ou mesmo Toyotaro, Dragon Ball Super) uma nova maneira de entender o mangá, adotando os ensinamentos de seus respectivos sensei, mas encontrando seu próprio estilo:

"Foi o próprio Kishimoto quem me disse para encontrar meu estilo. Podemos dizer que ele realmente me incentivou a ser o mais autônomo possível. De fato, ele me deu um papel completamente em branco... mas, talvez, no caso de alguns personagens, na minha opinião, eu exagerei um pouco demais! Com Sarada, por exemplo, tomei muita liberdade. Sem mencionar Sasuke, que é um personagem muito difícil de desenhar e interpretar. Meu personagem favorito de Naruto é Jiraiya. Em Boruto, eu gosto de Sarada e Mitsuki. Boruto, por outro lado, é o mais complicado de fazer. Acho bastante difícil fazer o topete e o bandana."

Ikemoto e Kishimoto: uma parte de sua vida passada, como desenhista de Boruto, um mestre de quadrinhos japoneses modernos para venerar. Para Ikemoto, o criador de Naruto é mais que um pai: é um farol que o guiou em uma carreira que promete ser estelar e que muito a apóia:


"Comecei a trabalhar como assistente dele no sétimo capítulo de Naruto. Trabalhei com ele por 15 anos: para mim, ele é um amigo, um professor, um irmão, tendo trabalhado com ele por tanto tempo, para mim ele é mais que uma família."

ENTRE ANIME E MANGÁ, O FUTURO DE BORUTO

Agora, sobre alguns detalhes narrativos de Boruto. O mangá de Ikemoto e Kodachi agora parece ter chegado a um importante ponto de virada: a introdução de Kawaki, o vilão que confundiu a base de fãs no prólogo de Boruto: Naruto Next Generations e que parece destinado a destruir Konoha, tornando-se um inimigo jurado do protagonista, ele está lentamente construindo um novo dualismo com o filho do Sétimo Hokage. O fase atual da história pode ser a última antes do grand finale, um detalhe que Ikemoto e sua equipe obviamente não puderam confirmar:

"Infelizmente, não posso revelar onde estamos na história. No Japão, no entanto, Kawaki finalmente apareceu, em uma versão mais jovem que o prólogo do mangá. Agora começaremos a conhecê-lo melhor, e saber como ele se desenvolverá. A história, a partir de agora, também será focada nele."


O mangá, como já mencionado, é escrito por Ukyo Kodachi e desenhado por Mikio Ikemoto: no entanto, por trás do trabalho dos dois sensei, ainda existe uma forte presença de Masashi Kishimoto. O criador original da franquia mantém o projeto e definiu o conceito e as ideias originais, supervisionando posteriormente o trabalho realizado pelos dois mangaká. Isso acontece de maneira diferente, no entanto, no anime de Boruto: Naruto Next Generations. A série do Studio Pierrot tomou um caminho quase autônomo em comparação com a versão em papel, oferecendo ao público uma série de histórias adicionais que correm paralelas ao mangá.

Como o Sr. Taguchi, editor da série, disse inicialmente, o próprio Ukyo Kodachi está encarregado do roteiro da série animada.

"Há seis ou sete roteiristas, supervisionados por Ukyo Kodachi, que escrevem a história. Eles criam histórias alternativas e as submetem ao supervisor. Se cenas fortes acontecerem que poderiam mudar drasticamente a caracterização dos personagens, por exemplo, Boruto deve matar alguém, nesse ponto, entramos em ação para monitorar o trabalho."


Hiroyuki Nakano, por outro lado, deixou claro como o anime e mangá são representados: em essência, duas versões diferentes da mesma história que se desenvolvem de forma diferente para chegar à mesma junção narrativa.

"Geralmente manga e anime trafegam pela mesma linha. Normalmente, o mangá é feito primeiro e depois transposto para o anime. Em vez disso, neste caso, mangá e anime são dois blocos distintos, mas, para não se oporem demais, eles optam por caminhos diferentes e depois se cruzam no mesmo ponto final. Tudo, claro, depois do nosso controle criativo e editorial."

Ikemoto nos confessou que, na sua opinião, Boruto: Naruto Next Generations conta uma série de temas extremamente atuais para o público de hoje:

"As questões abordadas no mangá são diferentes e refletem, na minha opinião, a juventude de hoje. O uso (certo ou errado) da tecnologia escolhido por Boruto e sua relação com as novas ferramentas ninja do Katasuke, por exemplo, reflete a forma como hoje o público muito jovem se aproxima das novas vanguardas representadas pelo progresso. E depois há o relacionamento com os pais: ao contrário de Naruto, que é uma história focada em solidão e como superá-la, Boruto é uma história focada em como se livrar da herança e da presença da família. Tornam-se autônomo."


Outra grande diferença entre as produções é a frequência de publicação: a série de Ikemoto e Kodachi é publicado mensalmente nas páginas da Weekly Shonen Jump, enquanto Naruto era publicado semanalmente. Para o sensei, no entanto, este novo modus operandi não o incomoda de maneira alguma:

"Na época de Naruto eu trabalhei muito (NT: como assistente do Masashi Kishimoto) e sempre fui super lento nas tarefas! Agora eu trabalho sozinho, no máximo com alguns assistentes, a entrega mensal é melhor na minha opinião. Sim, eu diria que eu definitivamente prefiro. Também porque Naruto durou 15 anos e exigiu uma quantidade enorme de trabalho. O número de assistentes era diferente. A entrega mensal me permite trabalhar com mais calma e me expressar melhor."

Antes de saudar Mikio Ikemoto e sua equipe com um ojigi (NT: inclinar-se) e um aperto de mão, perguntamos ao autor sobre o futuro da franquia e se há novos filmes planejados no horizonte, seguindo um procedimento semelhante ao que foi realizado em Naruto:

"Não sei se faremos um novo filme. Se isso acontecer, eu adoraria trabalhar nisso, mesmo que fosse complicado. De qualquer forma, as coisas estão acontecendo..."

Como a continuação das aventuras do jovem Uzumaki ainda está em andamento: tentamos matar nossa curiosidade sobre personagens como o Kashin Koji, tentando obter pistas sobre sua verdadeira identidade, Ikemoto, Nakano e Taguchi riram. Um gesto que, naturalmente, implicava um segredo profissional extremamente rigoroso, mas que ao mesmo tempo traz um sabor particular. Como se fôssemos ver algum muito belo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário